News section
Cerca de 75 mil produtores plantam soja transgênica no Brasil
Brasília, Brasil
December 29, 2003

Agência Brasil

Cerca de 75 mil produtores brasileiros plantam soja transgênica. A constatação é da Divisão de Fiscalização do Departamento de Defesa Vegetal do Ministério da Agricultura, que está prestes a concluir o primeiro levantamento detalhado das áreas de plantio de soja geneticamente modificada no país. Inicialmente, a expectativa do governo era que 150 mil produtores informassem que plantam transgênicos.

Segundo os técnicos da divisão, um único produtor pode ter informado em apenas um documento mais de duas áreas com grãos transgênicos. “Se isso se confirmar, talvez devamos atingir a meta que esperávamos”, disse o fiscal do ministério, Marcus Vinícius Coelho. A análise, que está praticamente finalizada, leva em consideração a assinatura dos termos de ajustamento de conduta exigidos pelo governo federal a todos os agricultores que optaram por plantar organismos geneticamente modificados.

A Medida Provisória 131, que libera temporariamente o plantio e a comercialização de soja transgênica no país, prevê multa para os produtores do grão modificado que não cumpriram a determinação até o último dia nove de dezembro – prazo máximo concedido para a assinatura dos documentos.

“Nós ainda estamos sistematizando as informações para mapear a produção de transgênicos no país. Depois disso, vamos controlar o plantio e continuar a fiscalização”, disse Coelho. Dos estados que produzem soja modificada, o Rio Grande do Sul é o que detém o maior volume de produtores e a maior área plantada.

News release

Other releases from this source

7371

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2003 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2003 by
SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice