News section

Brasil: Produção de milho no país cresceu 34% em 2003

Rio de Janeiro, Brasil
November 25, 2004

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil


A produção de milho no país aumentou 34% em 2003, atingindo 48,3 milhões de toneladas e afastando o risco de desabastecimento que vinha ocorrendo nos últimos anos pela diminuição da área plantada em detrimento de culturas mais rentáveis, como a soja. A informação consta da pesquisa sobre Produção Agrícola Municipal 2003 divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o coordenador de Agropecuária do Instituto, Carlos Alberto Lauria, a boa distribuição das chuvas durante o plantio da segunda safra possibilitou o aumento da área plantada e foi fundamental para o crescimento da produtividade. "Além de garantir o abastecimento, a boa colheita do milho diminuiu os custos da produção de frangos e suínos, já que é importante componente da ração oferecida a estes animais", explicou.

A pesquisa mostra que apesar do milho ter tido o maior aumento de produção em 2003, a soja continua em primeiro lugar no ranking da produção agrícola brasileira. No ano passado, a produção da soja aumentou 23%, alcançando 51,9 milhões de toneladas e 13% de expansão em área plantada.

O município de Sorriso, no Mato Grosso, é o maior produtor de soja do país e em 2003 obteve um crescimento de 8% em relação à safra de 2002, atingindo 1,6 milhão de toneladas. Ainda de acordo com o estudo do IBGE, o desenvolvimento da cultura da soja em Sorriso fez com que o município atingisse o melhor IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Mato Grosso.

News release

Other news from this source

10,586

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2004 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2004 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice