News section

home  |  news  |  forum  |  job market  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise on SeedQuest  |  contact us 

 

Plantio de soja aumenta na região central do Maranhão
São Luís, Brazil
April 10, 2005

Silva Diniz
Repórter da Agência Brasil


Depois de Balsas, no sul do Maranhão, a cidade de Grajaú, na região central do estado, está abrindo novas fronteiras agrícolas. O município, que fica a 600 quilômetros de São Luís, já está sendo considerado o segundo maior pólo de produção de soja do estado. Nos últimos dois anos, os investimentos em tecnologia aumentaram significativamente, o que está atraindo produtores de outras partes do país para a região.

O clima, que é favorável à lavoura da soja, está sendo aproveitado pelos produtores. O plantio foi feito no início de janeiro deste ano e, em 120 dias, a soja deve ser colhida. A maior atenção dos produtores é na escolha das sementes. O resultado tem sido tão bom que os agricultores esperam colher cerca de 50 sacas por hectare.

Essa nova fronteira da soja tem atraído atualmente produtores de todo o país. Em três anos, o município de Grajaú já tem área plantada de mais de 15 mil hectares. A maioria dos agricultores faz o plantio em áreas de pastagens. As capineiras passam por um processo de secagem, o que reduz em 15% o custo do plantio. A tecnologia e a chuva na hora certa ajudam o desenvolvimento das lavouras da região.

O produtor Carlos Tadeu Araújo, de Grajaú, já plantou cerca de 500 hectares de soja e está bastante animado este ano, pois terá boa colheita. Ele disse que a tecnologia, aliada ao trabalho dos produtores e ao clima, faz a região de Grajaú excelente para o plantio de soja. Segundo Carlos Tadeu, os produtores querem levar novos investimentos para o município, entre eles uma usina de álcool e uma fecularia de mandioca.

News release

Other news from this source

11,933

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2005 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2005 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice