News section

home  |  news  |  forum  |  job market  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise on SeedQuest  |  contact us 

 

Embrapa define estratégias com o Instituto de Pesquisa Nacional Agronômico da França
Brasil
May 9, 2005

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP), unidade da Empresa Brasileira  de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza dia 16 de maio, reunião para discutir e definir ações e estratégias para a elaboração de projeto sobre ecologização da agricultura, desenvolvimento da agricultura familiar orgânica e relações inovadoras com o mercado, com o apoio do INRA.

A reunião será coordenada pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Lucimar Santiago de Abreu, com contraparte de Stéphane Bellon, Chefe Adjunto Técnico do INRA, especialista em projetos de pesquisas multidisciplinares e em sistemas ecológicos.

O objetivo é aprofundar e ampliar os estudos iniciados, no âmbito do desenvolvimento da agricultura orgânica, que aqui abrange a agroecologia, permacultura e biodinâmica, em Ibiúna, SP, cidade próxima a três metrópoles (São Paulo, Campinas, Sorocaba), formada por horticultores familiares.

Esses estudos propiciaram contatos, seminários e visitas à áreas de produção nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e mostra como minifúndios são ou foram organizados para desenvolver agricultura orgânica e para diversos outros objetivos, explica Lucimar.

A partir das entrevistas e das observações de campo, levou-se em conta as formas concretas de organização e de desenvolvimento e identificou-se quatro formas sociais de organização: a dinâmica de funcionamento, os valores sociais e culturais, e suas inter-relações.

Entretanto, esclarece a pesquisadora, restam elucidar muitas lacunas e estudar como a agricultura orgânica pode garantir a reprodução social e fortalecer novas vias de desenvolvimento, dentre outras questões sociais e ecológicas da pesquisa.

Esse projeto pretende também dar continuidade ao estudo no território de Ibiúna, além de incluir outras regiões do Estado de São Paulo e as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Estarão presentes pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e de instituições de pesquisa, além de alunos de graduação e pós graduação.

News release

Other news from this source

12,227

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2005 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2005 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice