News section

home  |  news  |  forum  |  job market  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise on SeedQuest  |  contact us 

 

Brasil: Safra de grãos 2005/2006 poderá chegar a 125 milhões de toneladas, indica Conab
Brasília, Brasil
November 8, 2005

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil via
Agência Brasil

A produção de grãos da safra 2005/2006 terá um aumento de 11,3 milhões de toneladas em relação à safra anterior, podendo chegar a 124,9 milhões de toneladas, aponta o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado hoje (3). A previsão indica que haverá redução na área plantada, que deve ficar entre 3,5% e 5,7% em relação à safra anterior, de 48,8 milhões de hectares.

As culturas que mais contribuíram para o aumento da produção foram a soja e o milho, com 15 milhões de toneladas de grãos. Para o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Luis Carlos Guedes, os números são positivos e a previsão é que 2006 seja um ano sem muitas variações climáticas. "No ano passado, tivemos um ano atípico, uma seca acentuada no Sul do país e no Centro-Sul também. Sem essas condições teremos uma produção normal e com um aumento significativo em relação ao ano passado", disse.

Segundo Guedes, o aumento da colheita de grãos, apesar da redução da área plantada, deve-se à profissionalização no campo, ao emprego de novas tecnologias, ao uso de sementes melhoradas e fertilizantes. "A justificativa é a queda da cotação do algodão, do arroz, da soja e do trigo e a conseqüente redução da renda dos produtores rurais", pondera.

A pesquisa também indica que o consumo de insumos deve cair em relação ao ano passado. Estima-se uma queda de 17,7% em relação aos 13,1 milhões de toneladas de 2004.

Os números fazem parte do primeiro levantamento de intenção de plantio da Safra 2005/2006. Cinqüenta e nove técnicos da Conab consultaram 1.300 pessoas em 460 municípios da região Centro-Sul do país, região oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí.

News release

Other news from this source

14,030

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2005 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2005 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice