News section

home  |  news  |  solutions  |  forum  |  careers  |  calendar  |  yellow pages  |  advertise  |  contacts

 

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia comemora 32 anos com 100 mil amostras de sementes em seu banco genético
Brazilian gene bank becomes world's seventh largest
Brasília, Brasil
December 4, 2006

Com esse número, o banco genético brasileiro de espécies vegetais passa a ser o 7º maior do mundo. Solenidade em homenagem ao 32º aniversário vai contar também com inauguração de quiosque para inclusão digital de empregados.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF, completou, no dia 22 de novembro de 2006, 32 anos de existência com um importante resultado para comemorar: o depósito de 100 mil amostras de sementes nas suas câmaras frias de conservação. No dia 07 de dezembro, às 10h30, durante a solenidade em homenagem ao aniversário da Unidade, o Diretor-Presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, fará o depósito simbólico de sementes de feijão nas novas câmaras frias, que serão também inauguradas durante o evento. Trata-se de um complexo de seis novas câmaras que vão dobrar a capacidade de armazenamento de 120 para 240 mil amostras de sementes.

Esse número torna o banco genético brasileiro o 7º maior de todo o mundo, empatado com o do Canadá. Em primeiro, estão os Estados Unidos, com 466 mil amostras; seguidos pela China, com 360 mil; Alemanha, com 160 mil; Japão, com 147 mil; Índia com 144 mil e Coréia, com 115 mil.

Nesse banco genético de espécies vegetais, conhecido no meio científico como coleção de base, estão conservadas 100 mil sementes de importância sócio-econômica em câmaras frias a 20ºC abaixo de zero, onde podem permanecer por mais de cem anos. É claro que periodicamente são feitos testes para avaliar o seu potencial de germinação. As espécies com maior número de amostras na coleção são aquelas de maior importância na alimentação do povo brasileiro, ou seja: soja, arroz, feijão, trigo e milho, mas o banco inclui ainda inúmeras outras espécies, como medicinais, fruteiras e arbóreas, entre muitas outras.

As espécies que compõem a coleção de base da Unidade são resultantes de expedições de coleta realizadas em todas as regiões brasileiras e também do intercâmbio com outras instituições de pesquisa e universidades do Brasil e do exterior.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia investe na conservação de espécies vegetais, animais e de microrganismos desde a sua criação, em 1974, com o objetivo de preservar o passado e garantir a diversidade alimentar das futuras gerações.

Conservação: fundamental para garantir a segurança alimentar

As espécies vegetais conservadas no banco genético da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia foram fundamentais para enriquecer a agricultura e resgatar a cultura de povos indígenas, como os Krahôs, do Tocantins, e mais recentemente, de outros povos indígenas, como da etnia Guarani e algumas tribos do Xingu.

Além dos povos indígenas, as variedades primitivas conservadas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em suas câmaras frias beneficiaram também os pequenos produtores da região de Alto Paraíso de Goiás. Em 2004, eles procuraram a Unidade em busca de uma variedade de trigo denominada “trigo veadeiro”, muito produtiva e adaptada às condições da região, mas que desapareceu em função do cultivo comercial. Esse contato levou a um convênio com a prefeitura de Alto Paraíso e hoje as sementes desse trigo já estão sendo amplamente cultivadas por pequenos produtores locais.

Esses são apenas exemplos de êxito dos esforços de conservação, que vêm sendo realizados pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em parceria com outras instituições brasileiras e internacionais há mais de três décadas. “Muitos outros resultados positivos ainda virão, pois a natureza é uma fonte interminável de genes. E o nosso papel, como cientistas, é buscar nela as matérias-primas para desenvolver pesquisas em prol da agricultura e, acima de tudo, da sociedade brasileira”, como explica Maria Magaly Wetzel, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, desde a sua criação.

Solenidade de aniversário vai contar também com inauguração de terminal eletrônico para inclusão digital de empregados

Durante a solenidade em homenagem ao 32º aniversário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o Diretor-Presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, vai inaugurar também um terminal eletrônico, denominado “Quiosque RH”, que tem como objetivo permitir a inclusão digital de todos os empregados da Unidade. O quiosque, equipado com computador, impressora, televisão e vídeo, vai possibilitar que os empregados fiquem mais informados sobre a Embrapa e também que resolvam questões referentes à área de recursos humanos, como acesso ao contracheque e plano de saúde, entre outras.

Segundo a Chefe Administrativa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maria do Rosário de Moraes, esse novo espaço que ficará localizado em uma área de acesso fácil para todos os empregados da Unidade, prevê ainda o cadastramento de contas de e-mails para aqueles que ainda não têm acesso a esse serviço. Além de treinamento para que possam acessar equipamentos, os empregados serão assessorados por um atendente, que ficará na área do quiosque.

A solenidade em homenagem ao 32º aniversário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia será realizada no dia 07 de dezembro, às 10h30, no Parque Estação Biológica – PqEB – Final da Av. W5 Norte.


RELATED NEWS FROM SCIDEV.NET

Brazilian gene bank becomes world's seventh largest

By Marina Ramalho, SciDev.Net

A Brazilian gene bank of plant seeds has become the world's seventh largest, behind banks in United States, China, Germany, Japan, India and South Korea.

Gene banks store genetic material from plants or animals — such as seeds, spores or eggs — frozen in cold chambers at minus 20 degrees Celsius, keeping it intact for over 100 years for later use.

Last week, the number of seed samples stored in the gene bank managed by the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa) reached 102,000, representing genetic material collected from 500 different plant species.

Magaly Wetzel, a coordinating manager of the 30-year-old gene bank, said that conserving a rich variety of seeds is essential for a country with a strong agribusiness sector like Brazil.

"The seeds provide a wide range of genes that can be used to develop more suitable crops for every Brazilian region. With genetic improvement it's possible to originate plants with resistance to diseases or to dryness," said Wetzel, who is a researcher at the Genetic Resources and Biotechnology Unit of Embrapa.

Gene banks can also help prevent species extinction. If the seeds are stored, plants that no longer sprout naturally can be reintegrated into agriculture.

This has been done by several indigenous communities — such as the Krahô, Guarani and Indian tribes from the Xingu river basin in Brazil — that approached Embrapa asking for primitive plants seeds that no longer germinate. The species were important not only to their agricultural system but also to their cultural rituals.

Samples with commercial value — especially soybean, rice, beans and corn — are conserved, as well as primitive ones like cotton and cassava.

Wetzel says four new cold chambers will open this month, doubling the bank's capacity to 240,000 samples.

"Now we have to work to fill them. Agriculture sustains men, but only genetic resources can ensure a sustainable agriculture," she told SciDev.Net.

New seeds are constantly added to the bank from international exchanges and field collections. Regular tests evaluate their germination ability.

The world's largest seed bank is managed by the Agriculture Research Service of the United States Department of Agriculture. It holds more than 460,000 seed samples and has the capacity to store up to 1 million.

News release

Other news from this source

17,735

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2006 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2006 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice