News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa alerta sobre nova praga do algodão

.

Brazil
April 7, 2007

Uma nova praga começa a preocupar pesquisadores e produtores de algodão na Paraíba: trata-se de uma espécie de cochonilha, cujo nome científico é Planococcus minor. A área com maior ocorrência da cochonilha é o Vale do Piancó. “A deficiência hídrica e as altas temperaturas, comum nesta região, favorecem o ataque do inseto. Nos locais em que a praga for detectada, as plantas atacadas devem ser arrancadas e destruídas e deve-se evitar fazer o plantio do algodoeiro próximo a outros hospedeiros”, alerta a pesquisadora Cristina Schetino.

A cochonilha Planococcus é um pequeno inseto de formato ovalado,coloração rosada e o corpo recoberto com uma espécie de cera branca e filamentos ao seu redor, em número variável. O inseto suga a seiva das plantas, enfraquecendo-as, e em grandes infestações, causando o seu definhamento e morte.

Apesar da praga já vir atacando, há um certo tempo, outras culturas como café só recentemente foi detectada no algodão. “Diferentemente de outras pragas, o inseto ataca todas as partes da planta; haste, folha, caule, botão e, no caso do algodão, é capaz de infestar as plantas mesmo quando os capulhos já se encontram abertos”, detalha a especialista da Embrapa Algodão.

A maioria das espécies de Planococcus reproduzem-se sexuadamente apesar da reprodução assexuada por partenogênese poder ocorrer. As fêmeas de P.
minor produzem entre 65 a 425 ovos dependendo do hospedeiro e levam entre 31 a 50 dias para completar uma geração. “Alguns estudos desenvolvidos em outros países demonstram que P. minor pode completar até 10 gerações por ano, algo que fornece uma visão do potencial causador de injúria do inseto”, comenta Cristina.

O inseto suga continuamente a seiva da planta. O excesso da seiva é um líquido adocicado, eliminado em forma de gotículas. A pesquisadora explica que esse líquido eliminado atrai formigas que acabam atuando como dispersoras das cochonilhas para outras plantas e protegendo suas colônias da ação de inimigos naturais. “Este líquido açucarado com o passar do tempo e com o ataque das cochonilhas já consolidado,
possibilita ainda o desenvolvimento de um fungo, não patogênico, que torna as estruturas infestadas enegrecidas. Caso essas estruturas sejam, por exemplo, a superfície foliar, o fungo a cobrirá totalmente, deixando-a negra, o que acarretará redução da capacidade fotossintética da folha. Se o fungo ocorra sobre a fibra, esta se torna enegrecida e tem sua qualidade depreciada”, acrescenta a pesquisadora.

Como esta espécie só foi detectada recentemente, ainda não se conhece nenhum produto registrado que possa ser utilizado para o seu controle. A cochonilha é considerada uma praga de alto potencial de impacto ambiental em países como os Estados Unidos, sendo incluída na lista do Global Pest and Disease Database.

“Sua ocorrência generalizada no território nacional poderá levar a imposição de restrições ao comércio estabelecido com este e com outros países. Em vista desta situação, e considerando a grande habilidade de dispersão do inseto, faz-se necessário buscar, em caráter emergencial, alternativas para convívio com a praga”, finaliza.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved