News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Dia de campo apresenta novas cultivares de soja

.

Brazil
April 11, 2007

As cultivares de soja transgênicas Gisele RR e Juliana RR e as convencionais Graciosa e Princesa, desenvolvidas pelo Convênio Cerrados , grupo de pesquisa formado pela Embrapa Cerrados , Embrapa Soja, Embrapa Transferência de Tecnologia , Centro Tecnológico para Pesquisa Agropecuária (CTPA) e Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Agenciarural), foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (11) a produtores de soja do Cerrado , pesquisadores e estudantes presentes no Dia de campo “ Novas cultivares de soja e tecnologias de ponta para os produtores do Cerrado ”, realizado na área de experimentos da Embrapa Cerrados (Planaltina - DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento.

José Américo Rodrigues, superintendente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), destacou durante o Dia de campo que menos da metade da área cultivada de soja no Brasil é plantada com sementes certificadas. Em 2000, conforme levantamento da Abrasem, 70% do cultivo brasileiro de soja fazia uso de sementes certificadas. “O uso de sementes piratas aumenta os riscos fitossanitários e diminui a produtividade, além de causar a desestruturação da pesquisa , evasão de impostos e perda de competitividade externa ”, salienta.

As novas cultivares estão sendo disponibilizadas para produtores de sementes e estarão à venda no próximo ano para os produtores de grãos . O evento também mostrou a boa produtividade, estabilidade e resistência às principais doenças da soja de cultivares já lançadas no mercado como a BRSGO Amaralina, BRSGO Indiara, BRSGO Iara e BRSGO Raíssa. Os 280 participantes do Dia de campo conheceram também outras cultivares transgênicas, em fase final de pesquisa , que apresentam alta produtividade e resistência a doenças comuns como o nematóide do cisto .

Resistência à nematóide

A cultivar BRSGO Graciosa apresentou tempo de maturação de 133 dias e produtividade de 65 sacas por hectare , mesmo com a ausência de chuvas desde a segunda quinzena de fevereiro na área de experimentos . O pesquisador Austeclínio de Farias Neto , da Embrapa Cerrados , destaca que a Graciosa tem potencial para produzir até 80 sacas por hectare e apresentou alta resistência ao nematóide de galha Meloidogyne javanica.

“Os materiais convencionais têm muitos anos de estudo e, em média , são mais produtivos ”, comenta o pesquisador da Embrapa Cerrados Plínio Itamar de Souza. Plínio salienta ainda que a Graciosa ficou em primeiro lugar nos experimentos realizados no Tocantins e Goiás.

Após a apresentação das cultivares de soja , o superintendente da Abrasem abordou a importância do uso da tecnologia para o agronegócio brasileiro . Rodrigues destacou a importância do produtor utilizar sementes certificadas na lavoura e disse ainda que o potencial agrícola do Brasil depende do uso de sementes melhoradas. “O produtor precisa entender que o uso de sementes certificadas não é caro , temos um cálculo que mostra o bom retorno no investimento ”.

Os participantes tiveram acesso também a informações sobre formas de manejo e qualidade no controle da ferrugem da soja , apresentadas pelo técnico Sergio Abud da Silva. Os pesquisadores Alexandre Barcellos e Lourival Vilela abordaram, na terceira estação , o sistema de integração lavoura-pecuária. A maior eficiência na utilização de fertilizantes fosfatados foi apresentada pelo pesquisador Djalma Martinhão Gomes de Sousa, na quarta estação . A quinta estação serviu para divulgação da empresa Bayer, patrocinadora do evento .

O próximo dia de campo da Embrapa Cerrados já tem data confirmada. No próximo dia 24 de abril , das 8h às 13h, será a vez dos agropecuaristas conhecerem os experimentos de integração lavoura-pecuária.

 

Embrapa develops
new soybean varieties

EMBRAPA, the Brazilian Agricultural Research Corporation presented this week in the event “Dia de campo” two new transgenic soybean varieties, Gisele RR and Juliana RR, and two new conventional varieties, Graciosa and Princesa. The new lines were developed by the research team Convênio Cerrados, and will be available in the market next year. Graciosa has very high tolerance to attack by nematodes.

José Américo Rodrigues, president of the Brazilian Association of Seed and Seedling Producers (Abrasem) highlighted the importance of the use of certified seeds to ensure high production yields, and to reduce phytosanitary and biosafety risks.

Source: CropBiotech Update

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved