News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Cevada é destaque na Embrapa Trigo

.

Brazil
April 16, 2007

Ao sediar, a partir de terça-feira (17), a XXVI Reunião Anual de Pesquisa em Cevada deste ano, a Embrapa Trigo torna Passo Fundo(RS) o centro das discussões sobre o cultivo de cevada no Brasil. O grão, que é historicamente cultivado há pelo menos 9.000 anos, virou foco dos estudos da Empresa em meados dos anos 1970.

Famosa por fornecer o grão mais importante para a produção de cerveja, a cevada é tradicionalmente plantada em países de clima temperado. No Brasil, a principal área de produção concentra-se no sul do país. No caso da cevada brasileira, a malteação tem sido a principal aplicação dada ao grão. Paralelamente, ela ainda é empregada como forragem para alimentação animal, na fabricação de rações, na composição de farinhas e na produção de medicamentos.

Segundo o pesquisador Euclydes Minella, da Embrapa Trigo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no país se planta cevada para fazer malte cervejeiro. No entanto, nem todo ano toda a safra é aproveitada para essa finalidade. Ele diz que o que não é classificado para malte, por exemplo, é usado para alimentação animal, sendo que grande parte da produção é utilizado para ração em substituição ao milho, já que ambos são similares em termos de energia.

O consumo de malte pela indústria cervejeira brasileira está estimado em um milhão de toneladas ao ano, sendo que grande parte desta demanda é suprida pela importação de malte Argentino e Uruguaio. O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais produz , uma média de 65 a 70% da área total brasileira de produção. Minella ressalta que toda pesquisa da Embrapa na atualidade é feita em parceria com as indústrias. Assim, a Reunião da Pesquisa em Cevada abrange todos os setores da cadeia produtiva: pesquisa, assistência técnica, agricultores e indústria.

A novidade é que a partir deste ano a reunião será bianual. O pesquisador explica que essa proposta é para que haja um tempo maior para a geração de novos resultados. Na reunião serão discutidos os resultados de lavouras e os resultados anuais das empresas que fazem pesquisa com cevada no Brasil. O evento conta sempre com uma média de público entre 80 a 100 pessoas.

Como se faz cerveja?

Os ingredientes são cevada, água, lúpulo e levedura. Mas não é uma fórmula caseira e simples. Atualmente, as empresas comerciais usam de processos e equipamentos sofisticados para que cada lote cervejeiro tenha o mesmo sabor.

A cerveja teve seu apogeu na Idade Média quando tornou-se a forma mais segura de ingerir algum líquido. Naquela época, o saneamento básico era terrível. Assim, o álcool da cerveja a deixava menos prejudicial que a própria água. Historicamente os monges foram os guardiões do processo industrial de fabricação .

Mesmo com tal importância no passado, nos anos 1920 a cerveja foi proibida durante 13 anos, nos Estados Unidos, levando à falência várias das cervejarias da América. Quando a lei foi revogada, em 1933, só as empresas maiores tinham sobrevivido. A partir de então, procurou-se fabricar uma cerveja universal. Daí surgiu a cerveja que conhecemos hoje. Municípios como Viamão, Estrela, Montenegro e Santa Maria sediam grandes cervejarias no Rio Grande do Sul.

XXVI Reunião Anual de Pesquisa em Cevada
17 a 19 de abril
Na sede da Embrapa Trigo (BR 285, km 294)

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved