News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
CTNBio adiou discussão sobre milho transgênico, informa integrante

.

Brasília, Brazil
April 20, 2007

Érica Santana, Agência Brasil

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) adiou a discussão sobre a liberação comercial do milho transgênico resistente ao herbicida Liberty Link, da Bayer, segundo informou o integrante da comissão Edilson Paiva.

De acordo com Paiva, que é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a pauta da reunião de hoje (18) se resumiu ao debate sobre a saúde humana e animal. Ainda de acordo com ele, a pauta foi limitada pela polêmica gerada por conta de vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) produzidas a partir de organismos geneticamente modificados. A tecnologia é desenvolvida em Cuba e transferida para o Brasil.

Os membros da CTNBio questionam se é de responsabilidade da comissão analisar também as vacinas puras ou apenas as originadas a partir de organismos geneticamente modificados. “Os outros processos foram retirados de pauta até decidir se isso é atribuição da CTNBio ou se da Anvisa. Só que todos esses produtos já estão no mercado e estão sendo utilizados pela população brasileira. Se resolverem que isso é errado o material terá que ser recolhido”, disse Edilson Paiva.

Segundo ele. atualmente 70% dos brasileiros usam vacinas transgênicas. “Na área vegetal a ambiental se bloqueia tudo e por que na área médica pode? Por que a insulina pode e o milho transgênico não? Por que é só na agricultura que tem todo esse aparato contra, por que não na área médica?”, questiona.

Outra discussão que a atrasou o andamento da pauta da CTNBio foi a autorização da entrada de pessoas que não integram a comissão, entre eles professores, pesquisadores e ativistas. A reunião, marcada para começar às 14 horas, foi iniciada com cerca de três horas de atraso. Apesar disso, Paulo Andrade, membro da CTNBio, representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE), disse que a reunião foi positiva porque a comissão avançou no debate sobre a entrada de convidados na reunião.

Na reunião de hoje, nove pessoas foram convidadas a participar como ouvintes-observadores, ou seja, sem poder de palavra ou voto. A assessoria de imprensa do Ministério de Ciência e Tecnologia informou que seis delas haviam feito uma solicitação à comissão e outros dois foram convidados no momento. “Hoje não houve propriamente um critério já que não houve tempo para discuti-lo, mas certamente será estabelecido um e as pessoas que quiserem assistir às reuniões deverão, provavelmente, se reportar com certa antecedência e aí serão aceitas”, explicou Andrade em entrevista à Agência Brasil.

Paulo Andrade disse, no entanto, que os convidados não serão aceitos automaticamente, já que ainda é preciso avaliar a quantidade de vagas disponíveis. Para o representante do MRE na CTNBio, a participação popular “aumenta a transparência” das deliberações da comissão. Ele destacou, porém, que embora possam participara das reuniões plenárias da comissão os convidados não podem assistir às reuniões setoriais, onde são discutidos assuntos técnicos e algumas questões confidenciais. “Lá, nós não queremos, por enquanto, a presença de pessoas de fora”, comentou.

Para Edilson Paiva, da Embrapa, a participação de convidados prejudica os trabalhos da comissão. “Sou totalmente contra. Essa é uma comissão nacional técnica, tem que ser exercida por pessoas que tenham conhecimento e experiência e isenção ideológica e política; por pessoas que entendam do assunto, de engenheira genética, de biologia, e não por leigos que não sabem nem o que é isso””, comentou.

Amanhã (19), às 9 horas, os membros da CTNBio retomam as discussões. Edilson Paiva adianta que liberação da comercialização de milhos transgênicos deve continuar fora da pauta: “ Acho muito difícil que amanhã seja discutida essa questão, porque a pauta tem mais de 500 itens”.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved