News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Dia de campo vai mostrar técnicas de produção e conservação de variedades locais de abóbora e bucha

.

Brasília, Brazil
April 25, 2007

Evento promovido pela Embrapa e instituições parceiras será voltado a produtores de assentamentos do Distrito Federal.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vai promover no dia 03 de maio, das 08h30 às 15h00, no Assentamento Cunha (Cidade Ocidental, GO), o dia de campo “Conservação, produção e seleção de variedades locais de abóbora e bucha”. O evento, organizado e promovido em parceria com: o Programa Biodiversidade Brasil-Itália, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e a Cooperativa de Trabalho da Reforma Agrária do Distrito Federal e Entorno, tem como objetivo demonstrar aos produtores de assentamentos localizados no DF e entorno técnicas de produção e seleção de plantio de variedades locais de abóbora e bucha.

As abóboras e morangas são importantes para a alimentação humana e de animais por serem ricas em vitaminas e em caroteno. As buchas podem representar uma fonte alternativa de renda para pequenos produtores com o seu beneficiamento para fabricação de esponjas vegetais e artesanatos. No Brasil existe uma ampla diversidade genética representada pelas variedades tradicionais de abóboras, morangas e buchas cultivadas há décadas por produtores da agricultura de base familiar.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maria Aldete Ferreira, responsável pela organização do dia de campo, tanto as espécies cultivadas como silvestres de abóboras e morangas são fundamentais em muitos aspectos da vida e da dieta humana, tanto pela versatilidade culinária quanto pela riqueza em carotenos e vitaminas. As fibras também contêm bioflavonóides, bloqueadores dos receptores de hormônios estimulantes do câncer, e esteróis que são transformados em vitamina D no organismo, estimulando a diferenciação celular.

A diversidade genética existente nas Américas é ampla e os vegetais são encontrados em variadas cores, texturas, formas, tamanhos e sabores. No Brasil, a diversidade dessas espécies é representada pelas inúmeras variedades tradicionais cultivadas pelos indígenas, quilombolas e agricultores de base familiar.

Entretanto, muitas variedades locais ou tradicionais de abóboras e morangas estão ameaçadas de extinção em decorrência da erosão genética e, por isso, como afirma a pesquisadora: “é fundamental investir em iniciativas que promovam a conservação e o uso dessas variedades no Brasil, como o dia de campo”, afirma a pesquisadora.

Mais informações sobre o dia de campo pelo telefone (61) 3448 4661, com Betânia, ou pelo e-mail: aldete@cenargen.embrapa.br.

Fernanda Diniz
Jornalista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved