News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa e BASF assinaram acordo de cooperação que vai incrementar a biotecnologia vegetal no Brasil

.

August 10, 2007

Mais uma parceria de sucesso entre os setores público e privado vai beneficiar os produtores de soja no país

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e a BASF assinaram, no dia 7 de agosto, acordo de cooperação que vai colocar à disposição dos produtores de soja um pacote tecnológico totalmente desenvolvido no Brasil. Essa parceria vai resultar em variedades de soja geneticamente modificadas com tolerância a herbicidas da classe das imidazolinonas adaptadas às diferentes regiões brasileiras.
A pesquisa começou com a transformação genética de plantas de soja pela equipe da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, coordenada pelo pesquisador Elíbio Rech. Na fase seguinte, as plantas transformadas foram testadas em casa de vegetação e no campo por outra unidade da Embrapa, a Embrapa Soja, localizada em Londrina, PR. “Depois de todas essas etapas, que levaram cerca de oito anos, chegamos à planta ideal”, afirmou o Gerente de Biotecnologia da BASF, Luiz Louzano.

Com a assinatura do acordo, as duas instituições passarão à fase regulatória. Nessa etapa, será efetuada a avaliação da segurança das plantas de soja geneticamente modificadas, baseada em quatro pilares: caracterização molecular das plantas transformadas para ter certeza de que contêm apenas o gene de tolerância desejado; segurança da proteína; segurança alimentar em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas; e, por fim, a avaliação agronômica para testar a segurança ambiental. “A ciência precisa ser impecável no atendimento aos padrões de biossegurança de todos os países”, ressaltou Louzano, lembrando que as plantas tolerantes serão comercializadas no Brasil e em aproximadamente 20 países produtores de soja.

Sementes deverão estar no mercado na safra 2011/2012

O Gerente de Biotecnologia prevê que todos esses estudos da fase de avaliação terminem até o final deste ano e que em 2008 o pedido de regulamentação seja encaminhado à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). As sementes deverão estar disponíveis para os produtores na safra de 2011/2012, acredita Louzano.

Segundo o Gerente-Geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, o processo de aprovação da soja transgênica pela Comissão não deverá levar muito tempo, visto que já houve liberação de variedades de soja transgênica antes no Brasil e, além disso, é uma cultura que não tem parentes silvestres no Brasil.

Peres e Louzano explicam que as variedades resultantes dessa parceria representam uma nova alternativa de tolerância a uma classe diferente de herbicidas para os produtores, já que não é bom ficarem restritos a uma só tecnologia. Até o momento apenas a soja transgênica tolerante ao herbicida RounupReady (RR) foi aprovada para comercialização no Brasil. Além disso, a rotação de sistemas é sempre benéfica para as lavouras.

Por enquanto ainda é cedo para estimar ganhos reais, pois os estudos ainda estão em fase inicial, mas o Gerente de Biotecnologia da BASF garante que a soja geneticamente modificada apresenta potencial para ocupar de 15 a 20% do mercado no Brasil. “Não ofereceríamos ao mercado uma tecnologia economicamente inviável”, ressaltou Louzano.

O fato de a Embrapa possuir unidades de pesquisa em todas as regiões brasileiras vai facilitar o desenvolvimento de variedades com características adaptadas às diferentes condições. “A cada ano, serão desenvolvidas novas cultivares”, afirmou o pesquisador da Embrapa Soja, Carlos Arrabal.

Além da soja transgênica, a Embrapa já está em fase adiantada de pesquisas com feijão geneticamente modificado para resistência ao mosaico dourado, pior ameaça a essa cultura no país; algodão com gene de resistência ao bicudo do algodoeiro e outros insetos, milho e cana-de-açúcar.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved