News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Comunidade Cujubim Grande é beneficiada com banco de sementes

.

Brazil
August 16, 2007

Visando criar alternativas agrícolas para a época de seca do Rio Madeira, a Embrapa Rondônia, em parceria com a Comunidade Cujubim Grande (Porto Velho/RO), está implantando, desde o início de agosto, projeto de banco de sementes comunitário de quatro variedades de feijão-caupi.

A estratégia de produção comunitária e bancos de sementes vêm sendo utilizada no Brasil e em outros países, como mecanismo de desenvolvimento de pequenas comunidades, diz o coordenador e técnico da Embrapa Rondônia, Calixto Rosa Neto.

Com a execução deste projeto, pretende-se difundir, salienta o coordenador, de forma participativa, tecnologias adequadas ao desenvolvimento do cultivo agroecológico de feijão-caupi, para que esta sirva de modelo às demais comunidades ao longo do rio Madeira.

No caso das comunidades ribeirinhas localizadas ao longo do Rio Madeira, o desenvolvimento dessas práticas dependerá da disponibilização de tecnologias adequadas às condições locais, principalmente no que diz respeito à obtenção de sementes apropriadas ao plantio e na condução das lavouras.

Durante seis meses no ano, o nível das águas do Rio Madeira baixa, trazendo à tona uma grande extensão de terras, as quais têm por característica a alta fertilidade, umidade constantemente próxima à capacidade de campo e isenção de propágulos de plantas daninhas. O cultivo dessas áreas dispensa o uso de adubação, irrigação e aplicação de herbicidas, salienta o pesquisador da Embrapa Rondônia Flávio França, favorecendo a prática da agroecologia, a um custo de produção consideravelmente baixo. Mesmo assim, esse imenso potencial tem sido subutilizado, haja vista o pequeno número de cultivos que são realizados nessas terras, por isso é importante que pesquisas sejam realizadas para desenvolver tecnologias adequadas à realidade local.

A seleção dessas quatro variedades foi feita pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de ações participativas com a Comunidade, financiadas pelo Programa Fome Zero do Governo Federal, em que os agricultores familiares executavam todas as etapas, sob a supervisão do Flávio França, desde o plantio até a colheita resultando na seleção dos materiais.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved