News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Regulamento da ANVISA sobre transgênicos será documento consultivo

.

Brasília, Brazil
August 17, 2007

Alessandra Bastos, Agência Brasil

O regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que definirá as normas de segurança para o consumo de alimentos transgênicos será apenas um documento consultivo, não terá poder de regras. O regulamento está em fase de elaboração e encontra-se em consulta pública. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) foi contrária à atitude da Anvisa de deliberar sobre o assunto. Para tratar da questão, o Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) se reuniu ontem (9). O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, garantiu a limitação do documento.

A assessoria da Anvisa diz que o relatório nunca teve a pretensão de definir regras nacionais e que tudo não passou de uma grande confusão. A agência explica que o documento tem como objetivo definir regras para uso interno e servir de suporte técnico para auxiliar o Ministério da Saúde. Afirma ainda que a competência de regras nacionais não é dela e que funciona apenas como órgão técnico do ministério.

De acordo com a assessoria da CTNBio, a dúvida era se a Anvisa estava se posicionando como órgão paralelo à comissão ou se estava apenas produzindo um parecer interno. E que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, convocou a reunião do conselho para esclarecer a competência de cada um , já que por lei essa é uma atribuição da comissão.

Em nota sobre a consulta pública, a Anvisa esclarece que de acordo com a Lei de Biossegurança (11.105 / 2005) “a liberação comercial de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e derivados é competência da CTNBio, respeitadas as competências legais de fiscalização e regulamentação de outras instituições federais”.

A nota da Anvisa diz ainda que, no caso dos transgênicos, o processo de liberação comercial passa por análise da Comissão de Biossegurança em Saúde (CBS) do Ministério da Saúde, “da qual a Anvisa é membro permanente”. E é o trabalho desta comissão de saúde que o relatório pretende auxiliar tecnicamente.

A partir desta iniciativa da Anvisa, uma série de normas deverá ser cumprida na avaliação da segurança de alimentos que contenham OGM e seus derivados.


De acordo com o gerente de Ações de Ciência e Tecnologia da Anvisa, Lucas Medeiros, a normatização desses procedimentos é uma resposta da agência à demanda social pela garantia da qualidade dos alimentos para proteger a saúde da população.

O texto da Consulta Pública 63 está disponível na página da agência www.anvisa.gov.br. Quem quiser participar poderá enviar sugestões até o dia 10 de setembro, para o e-mail gacta@anvisa.gov.br ou pelo fax (61) 3448.6274.

 

CTNBio wins biosafety dispute

Anvisa, the Brazilian National Health Surveillance Agency, has conceded that the public consultation on the safety of genetically modified (GM) foods it issued earlier this month will only have a consultative value, intended to provide assistance to representatives of the Ministry of Health. This decision, taken during a meeting of the National Biosafety Council, establishes that Anvisa will not be able to extend its legal powers to regulate the commercial release of GM crops, a task that falls under the jurisdiction of CNTBio, Brazil's National Technical Commission for Biosafety. CNTBio is composed by members of 11 Ministries, including Agriculture, Environment and Health.

Minister of Health José Gomes Temporão said that national agencies such as Anvisa and Ibama, the Brazilian Institute of Environment and Renewable Natural Resources, have always participated in all stages of approval for a new crop.

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved