News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Melhoramento genético de milho e sorgo da Embrapa completa 30 anos

.

Brazil
August 20, 2007

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) é uma das unidades da empresa que têm tradição no lançamento anual de cultivares. O programa de melhoramento genético é responsável por desenvolver e disponibilizar para o mercado sementes de híbridos e variedades de milho, de sorgo e de milheto. Ao todo, foram lançadas em 30 anos um total de 124 cultivares, sendo 68 de milho, 55 de sorgo e uma de milheto.

O primeiro lançamento aconteceu em 1977, quando as oito primeiras cultivares (todas variedades) de milho da Embrapa foram disponibilizadas. De lá pra cá, muita coisa mudou, de variedades a Empresa passou a desenvolver também híbridos, que têm um potencial produtivo maior. Atualmente, a Embrapa lança tanto variedades como híbridos, já que objetiva atender a variados tipos de produtores rurais, que têm diferentes condições sociais e de investimento financeiro.

As cultivares de sorgo começaram a ser lançadas em 1980, quando nove foram disponibilizadas. Desde então, cultivares de sorgo granífero, forrageiro, para silagem e sacarino chegaram ao mercado brasileiro de sementes. Já a única cultivar de milheto da Embrapa, chamada BRS 1501, é uma variedade lançada em 1998.

Para o maior beneficiado por todo esse trabalho – o produtor rural brasileiro –, é importante que sejam disponibilizadas a cada safra novas opções de cultivares. No caso do milho, conta o pesquisador da área de melhoramento Cleso Patto Pacheco, “o mercado de sementes é muito dinâmico e competitivo; todos os anos são lançadas novas cultivares e retiradas as cultivares inferiores”. E quem acompanha essas mudanças pode se beneficiar: “o produtor rural que se atenta para esse fato, acompanha os resultados dos ensaios de competição de cultivares e faz a substituição gradativa das que está acostumado a plantar pode se beneficiar muito com os avanços que o melhoramento incorpora a essas novas cultivares, traduzidos em alta produtividade e em estabilidade de produção”.

Para Cleso, a Embrapa tem conseguido ofertar ao mercado boas opções de cultivares de milho, tanto híbridos como variedades. “A Embrapa talvez seja a única empresa que tem materiais competitivos disponíveis para todos os tipos de agricultura, desde a agricultura familiar até a agricultura comercial, e para todos os sistemas de produção que usam desde variedades até híbridos simples”, explica. O pesquisador lembra ainda que a empresa investe em pesquisas com os chamados tipos especiais de milho, como o doce, o pipoca, os QPM (sigla em inglês para milho de alta qualidade protéica) e o minimilho.

Sorgo – O pesquisador Fredolino Giacomini dos Santos, da equipe de melhoramento de sorgo, também considera que a Embrapa tem atingido seu objetivo de lançar novas opções rentáveis aos produtores rurais. Segundo ele, os trabalhos que vêm sendo feitos visando à introdução, à adaptação e ao desenvolvimento de cultivares, principalmente de sorgo granífero e forrageiro com alto potencial de rendimento e tolerância às condições de estresses bióticos e abióticos, “têm possibilitado a obtenção e o lançamento de cultivares com valores agregados que permitem a melhoria do desempenho da cultura nas condições predominantes de cultivo das regiões produtoras”.

Fredolino lembra que “a interação com o setor privado, através do sistema de licenciamento de cultivares, se constitui em fator de grande importância para a transferência de tecnologia gerada pelo programa de melhoramento de sorgo da Embrapa, com reflexos no incremento da produção de grãos e de forragem e, consequentemente, na competitividade do setor e na geração de renda”.

Banco Ativo de Germoplasma - Todo o trabalho de melhoramento genético começa no BAG (Banco Ativo de Germoplasma), que é uma grande coleção de acessos genéticos e objetiva manter, conhecer e usar a diversidade genética das culturas agrícolas. É no BAG que os pesquisadores selecionam os acessos que, cruzados seguidas vezes e acompanhados os cruzamentos no campo, constituirão novas cultivares. Atualmente, o BAG mantido e preservado pela Embrapa Milho e Sorgo possui cerca de 3.700 acessos de milho, 7.200 de sorgo e 1.750 de milheto.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved