News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
BRS Seda é o novo gergelim da Embrapa

.

Brazil
December 20, 2007

A Embrapa Algodão encerra o exercício 2007 em grande estilo. Nesta quinta-feira( 20) pesquisadores lançam livros e uma nova variedade de gergelim. O evento ocorre a partir das 9 horas, no auditório principal da Unidade em Campina Grande (PB).

A novíssima variedade de gergelim foi batizada de “BRS SEDA”. A cultivar, devido a sua tolerância à seca e facilidade de cultivo apresenta alto potencial agronômico podendo ser usado em rotação e sucessão de culturas, consorciado com o algodão, funciona como cultura armadilha para mosca branca e para controle de formigas cortadeiras.

“É uma cultura que se insere tanto nos tradicionais sistemas de cultivo como na agricultura sustentável e orgânica”, diz Nair Helena Castro Arriel, a pesquisadora que desenvolveu o novo produto.

Gergelim Branco

O novo gergelim da Embrapa é tolerante às principais doenças da cultura, porte médio a alto, hábito de crescimento ramificado, ciclo precoce de menos de noventa dias, apresentando sementes de coloração branca e teor de óleo entre 50-53% do peso de suas sementes. “A principal diferença é a coloração branca das sementes que tem maior preferência no segmento de alimentos in natura”, destaca Arriel .


Ela explica que a cultivar BRS SEDA foi obtida através de seleção massal aplicada na cultivar “Zirra FAO 51284” com pressão de seleção para sementes de coloração essencialmente branca. “O processo de obtenção ocorreu a partir da seleção de plantas em um ensaio de avaliação de linhagens e cultivares conduzido no município de Barbalha, CE, no ano de 2004. As sementes desta plantas foram colhidas em separado, dando-se início a uma nova descendência, denominada de CNPA SBG4 (seleção Branco)”, detalha Nair.


Parte das sementes foram multiplicadas em campo de pequeno aumento para compor novos ensaios de avaliação nas Estações Experimentais da Embrapa Algodão no Ceará, nas cidades de Barbalha e Missão Velha, sob regime irrigado e sequeiro, respectivamente, no ano de 2005.

Doenças fúngicas

“Neste período se efetuou pressão de seleção em plantas que apresentassem características de tolerância às principais doenças fúngicas que infestam a cultura do gergelim, como: Mancha Angular, causada pelo fungo Cylindrosporium sesami, Murcha de Macrophomina, causada por Macrophomina phaseolina e Cercosporiose causada por Cercopora sesami; além de uniformidade, precocidade e produtividade.

Depois das primeiras avaliações, o material que deu origem à BRS Seda foi testado também em ensaios conduzidos nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piaui, Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Boa produtividade

A BRS Seda apresentou uma produção variando de 940,50 a 2.300,00 kg de grãos por hectare, em regime de sequeiro e irrigado, respectivamente. Com produtividade superior a 20,50% em relação a outras cultivares com as mesmas características testadas pela Embrapa.

O lançamento da nova cultivar vai ocorrer também em Patos (PB), na sexta-feira, 21, dentro da programação de um dia-de-campo especial para a cultura do gergelim e tem a parceria da Embrapa SNT, da EMATER –PB, da EMEPA, da CAMPAL e da Prefeitura Municipal de Patos. O evento ocorrerá no Campo Experimental da Embrapa Algodão em Patos, das 8h às 14 horas, com a seguinte programação: Primeira Estação- Institucional; Segunda Estação- Apresentação da Cultivar BRS SEDA; Terceira Estação- Sistema de Cultivo do Gergelim; Quarta Estação- Aspectos Econômicos; Quinta Estação- Aproveitamento Alimentar do Gergelim

Características - O gergelim (Sesamum indicum L.) é uma das plantas oleaginosas mais antigas e usadas pela humanidade. Na América do Sul foi introduzida no Nordeste do Brasil pelos portugueses no século XVI, sendo plantado tradicionalmente para consumo local. No Nordeste sua exploração comercial teve início em 1986, após a drástica redução do cultivo do algodão, embora seja explorado na Região Centro-Sul do País, especialmente no Estado de São Paulo há mais de 60 anos para atender ao segmento agroindustrial oleaginoso e de alimentos in natura.

“ Nos últimos anos o gergelim tem despertando o interesse de novos produtores e empresários brasileiros que buscam uma cultura alternativa para alimentação e exploração agrícola viável. É um alimento de alto valor nutricional, rico em óleo e proteínas. Além dos fins alimentares, seus grãos encontram diversas aplicações na indústria farmacêutica, cosmética e óleo-química. A torta obtida da prensagem dos grãos se constitui em excelente concentrado para alimentação animal”, acrescenta a pesquisadora da Embrapa Algodão.

Livros

A primeira publicação é “ A Estatística experimental aplicada”, que tem como principal autor o pesquisador José Wellington dos Santos, e co-autoria de Francisco de Assis Cardoso Almeida, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão e Fernando Bezerra Cavalcanti.

O outro livro é um re-lançamento: “O Agronegócio da mamona no Brasil”, que teve sua primeira edição esgotada e agora volta às livrarias numa edição revisada e ampliada. Organizado por Napoleão Esberard de Macedo Beltrão, o livro oferece as principais informações para os produtores interessados em ingressar de forma competitiva no agronegócio da bioenergia.

 

from Wikipedia

O gergelim(português brasileiro) ou sésamo(português europeu) é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente à família das pedaliáceas (Sesamum indicum), com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hermafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas. É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo.

Complete article from Wikipedia

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved