News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
BRS Deméter é a nova cevada da Embrapa

.

Brazil
December 19, 2007

Deméter, deusa grega da agricultura, serviu de inspiração para a equipe do programa de melhoramento de cevada irrigada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa nominar a nova cultivar recomendada para o Cerrado.

Registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento acultivar é mais uma opção com estabilidade agronômica, qualidade industrial, malteira e cervejeira comprovadas.

Cultura típica de clima frio, a cevada era plantada somente na região Sul até 1976, ano de lançamento do Plano Nacional de Auto-suficiência de Cevada e Malte. As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Cerrados (Planaltina - DF) e Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS) propiciaram o cultivo no Cerrado.

O pesquisador Renato Amabile, da Embrapa Cerrados, lembra que “a cevada foi introduzida no Cerrado brasileiro como uma cultura de inverno, tendo como objetivos básicos suprir a demanda interna de malte e fornecer ao agricultor do Brasil Central uma alternativa para diversificar e integrar o sistema de produção irrigado, assegurando, assim, uma produção total mais estável”.

Ampla adaptação

A BRS Deméter é a mais nova cultivar disponibilizada pela equipe de pesquisa de cevada da Embrapa. Anteriormente, o produtor tinha como opções duas variedades lançadas pela Embrapa: a cultivar BRS 180, primeira cultivar de cevada cervejeira desenvolvida para o sistema de produção irrigado do Cerrado, lançada em 1999, e a BRS 195, lançada pela Embrapa Trigo e recomendada para o Cerrado em 2006, também para as condições irrigadas.

A nova cultivar possui duas fileiras de grãos, ampla adaptação sob irrigação, no Cerrado, sendo moderadamente resistente à Mancha-Reticular, doença comum no país. “É mais uma variedade que atende as demandas do produtor irrigante deste bioma”, comenta Amabile.

O pesquisador destaca que a BRS Deméter tem potencial de produção de grãos, no Cerrado, superior a 8.000 kg/ha. A produtividade, nas áreas experimentais, atingiu 8.924 kg/ha. Os grãos são de tamanho grandes, com classificação comercial (classe 1) acima de 85%. O peso médio de mil sementes é de 44,5 g , variando entre 34,2 e 49,0 g.

Atraente para indústria

Sobre o ciclo e altura, Amabile comenta que a floração da nova cultivar ocorre, em média, 52 dias após a emergência (765 graus dias) e o espigamento inicia, em média, com 60 dias (844 graus dias). A BRS Deméter possui porte alto com uma altura média de 80 cm . “Em condições de irrigações recomendadas pela Embrapa Cerrados apresenta bom nível de resistência ao acamamento”, complementa.

O teor médio de proteína abaixo de 12% na maioria dos anos testados, o extrato considerado de ótima qualidade, a viscosidade e o teor de beta-glucanas tornam a cultivar atraente para a indústria cervejeira.

Baixas altitudes

Segundo Amabile, a BRS Deméter apresenta adaptação às principais regiões produtoras do DF, GO e MG, com melhor perfomance em altitudes acima de 900 m . “Não se recomenda o plantio em baixas altitudes. Não apresentou resposta favorável em latitudes acima de 20° Lat. Sul”, destaca.


A época de semeadura recomendada para a variedade BRS Deméter vai de 1° a 30 de maio. Os pesquisadores recomendam evitar semeaduras antes do mês de maio por serem épocas marginais, com conseqüente redução nas produtividades e problemas fitosanitários.

Semeaduras posteriores ao recomendado também devem ser resguardadas, devido às primeiras precipitações que ocorrem e que podem afetar a qualidade da cevada colhida.

Análises de solo

O pesquisador destaca ainda que as recomendações de corretivos e de fertilizantes devem ser baseadas em resultados de análises de solo. “Recomenda-se aplicar 20 kg/ha de nitrogênio no plantio e cerca de 30 kg/ha de N, em cobertura, tão logo ocorra o aparecimento do primeiro perfilho. Devem-se evitar maiores doses de N e em fases fenológicas mais avançadas para não afetar a qualidade cervejeira do grão”, comenta.

“No início do estabelecimento da cultura, devem-se fazer três a quatro irrigações com lâminas de água de entre 10 e 15 mm , em intervalos de dois dias. Após esta fase, a irrigação deverá ser monitorada através de tensiômetros instalados a 30 cm de profundidade, e quando estes atingirem 60 kPa, retorna-se a irrigação”, recomenda o pesquisador.

A fase do emborrachamento-espigamento até o enchimento do grão é a fase em que a cevada precisa de uma maior quantidade de água, entretanto o excesso de umidade pode favorecer o aparecimento de doenças.

Sobre a colheita, o pesquisador recomenda realizar somente quando os grãos da cevada atingirem 13% de umidade, tendo-se o cuidado com o ajuste/regulagem adequado do equipamento de colheita para evitar quebra de grãos e outras perdas durante a operação.

 

 

The Brazilian Agricultural Research Corporation (EMBRAPA) is set to release new crop varieties to welcome the New Year. The winter wheat cultivar, Demeter, is set to be released early this month. The disease-resistant cultivar was found to produce class 1 grains at up to 8,900 kg/ha in experimental areas. It is also attractive to the brewing industry because of the protein and beta-glucan content of its grains and the viscosity of its extract. EMBRAPA will release low land rice and sesame varieties early this year. The drought-tolerant sesame variety is resistant to fungal diseases like charcoal rot and leaf spot. Under experimental conditions, it produced 20 percent more yield compared to commercial sesame cultivars. EMBRAPA aims to increase the competitiveness of local farmers, especially with the release of these new crop varieties.

(Source: CropBiotech Update)

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved