News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Expedição de agrônomos avalia plantio de soja, milho e algodão em 14 estados

.

Brasília, Brazil
February 27, 2007

Kelly Oliveira, Agência Brasil

A safra brasileira de soja, milho e algodão será avaliada entre hoje (26) e 23 de março por oito equipes de técnicos e agrônomos que percorrerão 25 mil quilômetros em 14 estados.

Eles participam do projeto Rally da Safra, que este ano passará por 2 mil lavouras do país, com cobertura de 90% da área plantada de soja e 85% de milho.

Além de verificar a quantidade de produção, os técnicos farão análise sobre a qualidade dos plantios. Durante a expedição, será formado um banco de imagens digitais de cobertura do solo nessas lavouras, com o objetivo de avaliar o uso da técnica de plantio direto. As fotos serão analisadas por um software desenvolvido pela Embrapa que irá estimar a cobertura de solo das três culturas em todo o país.

A expectativa do sócio-diretor da Agroconsult, consultoria organizadora da expedição, André Pessoa, é de aumento da produção. A estimativa para a produção brasileira de grãos da safra 2006/07 é 127,3 milhões de toneladas, aumento de 6,1% em relação ao ciclo anterior (119,8 milhões de toneladas).

A previsão para a soja é 56,6 milhões de toneladas e, de milho, de 47,8 milhões de toneladas. No caso do algodão, a expectativa é de 1,2 milhão de toneladas de bruma este ano. “A estimativa é muito boa porque, além do clima ter colaborado, salvo alguns excessos de chuvas no norte do Mato Grosso, vamos ter uma safra boa, com preços também se recuperando”, prevê André Pessoa.

Segundo ele, os produtores brasileiros poderão ser beneficiados pela demanda americana por milho. Nos Estados Unidos, o etanol é produzido com base no milho, diferentemente da produção brasileira que é com base em cana-de-açúcar. Entretanto, os estoques norte-americanos de milho estão abaixo do necessário, o que aumenta os preços.

“Neste momento do ano, os preços estão refletindo as expectativas sobre o plantio no hemisfério norte, que ocorre entre março e maio. O quanto vier a ser produzido de soja e milho tem um reflexo direto sobre a formação de preços aqui no Brasil”, explicou o consultor.

Os dados colhidos pelas equipes do Rally serão apresentados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), em São Paulo, no dia 29 de março de 2007.

A expedição é financiada pelo Banco do Brasil, Bunge, New Holland, Petrobras e Syngenta. Conta ainda com o apoio da Toyota do Brasil, BM&F, Embrapa, Fundação Agrisus, Impar Consultoria Agrícola, Santiago & Cintra e Gehaka.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved