News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts
 

Livro aborda uso alternativo da palhada de sementes de capim
Brazil
January 9, 2007

“Usos alternativos da palhada residual da produção de sementes para pastagens” é o novo livro, com 241 páginas, lançado pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), abordando propostas para solucionar ou atenuar um grande problema da pecuária brasileira.

Trata-se da palhada que sobra da colheita de sementes de capim (Syngonanthus sp.), que chega a 2,8 milhões de toneladas por ano. Na maioria das vezes esse material é queimado, causando forte poluição atmosférica nas regiões produtoras de sementes de capim e, às vezes, queimadas acidentais de áreas próximas.

O uso da palhada para alimentação de bovinos é limitado, devido à sua baixa qualidade nutricional, com reduzido teor de proteína e baixa digestibilidade. Para que a produção de sementes se torne sustentável e com menor impacto ambiental, é necessário encontrar formas de uso da palhada, economica e tecnicamente viáveis.

Entre essas utilizações, destacam-se, além da alimentação de ruminantes, cama para aviários (no chão dos galpões), produção de compostos orgânicos e uso no plantio direto. Grande ênfase foi dada ao potencial de uso como fonte de energia.

O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador mundial de sementes de forrageiras tropicais, com produção de cerca de 100 mil toneladas por ano, no valor de mais de 200 milhões de euros e exporta 10% de sua produção para mais de 20 países. Por essas e outras razões, a sustentabilidade desses sistemas de produção é de interesse científico e estratégico para o Brasil.

Os editores do livro são Francisco Dübbern de Souza, Edison Beno Pott, Odo Primavesi, Alberto Campos Bernardi e Armando de Andrade Rodrigues, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste. São parceiros do trabalho a Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), universidades públicas, Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas) e CIRAD (Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement, de Montpellier, França), contando também com o apoio da Unipasto (Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras Tropicais).

News release

Other news from this source

18,040

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2007 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2007 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice