News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts
 

Embrapa vai mostrar tecnologias de controle biológico em feira botânica
Brasília, Brazil
January 25, 2007

Bioinseticida para combater a dengue e feromônios para controlar percevejos da soja serão destaques em feira botânica neste final de semana

O inseticida biológico Bt-horus, que está sendo usado para combater a dengue na cidade de São Sebastião no Distrito Federal, será um dos destaques da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, na Feira Botânica que acontece neste final de semana (27 e 28 de janeiro) no Shopping CasaPark, em Brasília, DF. Outra atração serão os feromônios, substâncias químicas que atuam como meios de comunicação entre os insetos, usados para controlar o complexo de percevejos da soja. A grande vantagem dessas duas tecnologias é que são capazes de controlar pragas agrícolas e mosquitos transmissores de doenças sem causar danos à saúde humana, de animais e ao meio ambiente. Além disso, já estão licenciadas e disponíveis para a população.

Bioinseticida: inovação e tecnologia no combate à dengue

O bioinseticida Bt-horus, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Bthek Biotecnologia, é a grande novidade na campanha de combate à dengue no Distrito Federal em 2007. Pela primeira vez, um produto totalmente biológico, ou seja, inofensivo à saúde humana, de animais e ao meio ambiente está sendo usado em larga escala em uma campanha de saúde pública. A campanha é multinstitucional e envolve além da Embrapa e da Bthek, a Emater-DF, as Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente do DF, a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (DIVAL), o SLU e a Administração Regional de São Sebastião.

O Bt-horus foi desenvolvido a partir de uma bactéria denominada Bacillus thuringiensis, específica para controlar o inseto. O produto é eficaz contra as larvas do mosquito Aedes aegypti e não contra o mosquito adulto e, por isso, deve ser aplicado em focos e criadouros, como pneus, vasos e outros locais de concentração de água parada. Para distribuir e aplicar o produto nas cerca de 20 mil casas de São Sebastião, as equipes da Embrapa e da Bthek treinaram funcionários do SLU e líderes comunitários.

O bioinseticida começou a ser usado em São Sebastião, por ser a cidade onde há o maior percentual de casas infestadas pelo mosquito no DF. Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, responsável pelo desenvolvimento do produto, serão feitas avaliações mensais até junho e se os resultados forem positivos, a utilização do Bt-horus poderá ser estendida a outras cidades do DF e do Brasil.

Feromônios: Estudos de comunicação entre insetos beneficiam o controle biológico de pragas

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia está desenvolvendo pesquisas com feromônios para controle e monitoramento de percevejos que atuam como pragas na cultura da soja no Brasil. Os feromônios são os mais importantes elementos da comunicação entre os insetos. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que atuam como meios de comunicação. As pesquisas estão sendo conduzidas em parceria com a empresa privada Biocontrole – Métodos de Controle de Pragas Ltda. e vão resultar no desenvolvimento do primeiro produto biológico à base de semioquímicos para controle do percevejo marrom da soja no Brasil, que deverá estar no mercado este ano.

Na natureza, os feromônios são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.

Essa tecnologia já está disponível para incubação de empresas no Distrito Federal.

A Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece no dia 27 de janeiro (sábado), das 10 às 22h00 e no domingo, dia 28, das 12 às 20h00.

News release

Other news from this source

18,216

Back to main news page

The news release or news item on this page is copyright © 2007 by the organization where it originated.
The content of the SeedQuest website is copyright © 1992-2007 by SeedQuest - All rights reserved
Fair Use Notice