News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Agrishow Semi-árido apresenta nova variedade de feijão caupi

.

Brazil
July 3, 2007

Submetida a cultivos em áreas de sequeiro ou sob irrigação no sertão nordestino, a “BRS Pujante” surpreende pela produtividade sem adubações: 705 kg/ha e 1586 kg/ha, respectivamente. São quantidades que superam às obtidas por variedades de cultivos tradicionais na região. "A habilidade para alcançar boas safras em situações agrícolas tão diversas torna a variedade uma importante inovação técnica para a cadeia produtiva do feijão-caupi no Vale do rio São Francisco", afirma o pesquisador Carlos Antonio Fernandes Santos, da Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE). Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No Dicionário Houaiss, a palavra significa robusto, exuberante, bem desenvolvido. Para Carlos Antonio são as qualidades expressas na variedade. Além de boas safras de grãos, ela apresenta resistência às principais viroses que atacam a cultura. Em 10 ensaios de competição realizados entre 2004 e 2005 nas áreas de sequeiro (6) e de irrigação (4), não foi observado sintomas de campo à virose mosaico dourado e apenas uma pequena incidência às viroses mosaico severo e do grupo Potyvirus, explica animado.

Bom na panela – Esse feijão ainda tem um ciclo rápido de produção: vai do plantio à primeira safra de grãos seco em apenas 70 dias. "Para a agricultura dependente de chuva, a rapidez com que a planta chega ao ponto de colheita é uma grande vantagem tecnológica para os sistemas agrícola de pequenos produtores", revela o pesquisador. Estes atributos da variedade no campo são arrematados com a qualidade do grão para cozimento e uso na culinária das famílias de agricultores. "É um feijão que rende muito na panela", explica o pesquisador.

O cultivo do BRS Pujante exige dos agricultores alguns cuidados especiais embora simples. Adubações, por exemplo, não são recomendadas. Segundo Carlos Antonio, elas podem levar a planta a um grande crescimento de folhas e prejudicar a produção de grãos. Por outro lado, na área plantada é preciso realizar um controle eficiente de ervas daninhas e com a aplicação adequada de insumos químicos: vinte dias após a emergência, para controle do pulgão, e outra no período da floração, para impedir a infestação do gorgulho.

Previsibilidade – A BRS Pujante tem o que os técnicos chamam de ampla adaptação e previsibilidade. Ou seja: pode ser empregada em variadas situações agrícolas (sequeiro e irrigada) e responde de maneira positiva ao uso intensivo de recursos tecnológicos. Por conta disto, é indicada para consórcio com fruteiras irrigadas na fase inicial de estabelecimento do pomar.

A variedade é resultado de pesquisas de melhoramento genético iniciadas em 1995 e coordenadas pelo pesquisador Carlos Antonio. A partir do cruzamento de uma linhagem de feijão caupi (TE 90-180-26F) procedente da Embrapa Meio Norte (Teresina-PI), com a cultivar Epace 10 – desenvolvida na instituição de pesquisa do Ceará, ele obteve um material que, muitos cruzamentos e seleções de características interessantes aos agricultores depois, chegou à “Pujante”. A cada teste, Carlos Antonio explica que eram separados os grãos das plantas que mostravam tolerância ao calor nos meses de setembro a novembro, bom tamanho dos grãos e da vagem e produção em área de sequeiro e irrigada.

O feijão-caupi (Vigna unguiculata L.), também conhecido como feijão-macassar ou feijão-de-corda, é uma excelente fonte de proteínas (23-25% em média) e carboidratos (62%, em média) para a população das áreas secas do Nordeste. Segundo explica o pesquisador, plantado em uma área de 1.600.000 hectares no Nordeste, que produzem cerca de 550 mil toneladas por ano, a cultura do caupi é importante fonte de renda e de emprego nessa região.

A variedade foi registrada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. As sementes básicas poderão ser adquiridas em breve no Escritório de Petrolina da Embrapa Transferência de Tecnologia.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved