News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil e Reino Unido vão intensificar cooperação técnica no desenvolvimento de pesquisas de controle biológico de pragas - Embrapa e Universidade de Rothamsted vão estreitar parceria em pesquisas agrícolas

.

Brasília, Brazil
July 3, 2007

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e a Universidade de Rothamsted, Reino Unido, vão estreitar a cooperação técnica para o desenvolvimento de pesquisas de controle biológico de pragas nocivas à agricultura. O foco da parceria é nos estudos de semioquímicos (feromônios) para controle e monitoramento de insetos que atuam como pragas para a agricultura.

Os feromônios são os mais importantes elementos da comunicação entre os insetos. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que atuam como meios de comunicação. Na natureza, são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.

Segundo o Diretor Científico da Universidade de Rothamsted para Manejo Sustentável de Pragas e Doenças e Chefe do Departamento de Química Biológica, professor John Pickett, a parceria já vem sendo realizada para os estudos com feromônios, mas o interesse é ampliá-la para outras áreas de pesquisa agrícola, envolvendo outras instituições de pesquisa e unidades da Embrapa.


Pickett explica que um dos objetivos principais dessa parceria é colaborar para o desenvolvimento da agricultura na África. A Universidade de Rothamsted mantém uma unidade de pesquisa no leste africano e a Embrapa possui um laboratório em Gana, no oeste africano. “O objetivo é unir os conhecimentos adquiridos nos dois locais com culturas diferentes, pois sempre há similaridades entre as culturas pesquisadas, de forma a ajudar no desenvolvimento sustentável daquele continente”, enfatiza o professor.

Ele acredita que a parceria entre o Brasil e o Reino Unido vai levar a novos e interessantes caminhos referentes ao conhecimento do sistema fisiológico das plantas, em níveis químico e molecular. “Hoje, estudamos as plantas em condições de estresse, mas pretendemos ampliar essas pesquisas para situações pré-estresse, com o objetivo de observar as características que elas próprias desenvolvem na criação dos sistemas de defesa”, afirma o Diretor Científico de Rothamsted.

Palestra em Brasília e visita à Embrapa

Pickett, que também é professor da Universidade de Nottinghan, esteve no Brasil por ocasião do X Simpósio de Controle Biológico - X Siconbiol, quando apresentou uma palestra sobre a importância das pesquisas com feromônios para a redução de pragas que comprometem a saúde humana, animal e de plantas. Ele vem trabalhando com novos métodos de controle de pragas, especialmente relacionados à caracterização de feromônios de insetos e foi o primeiro cientista no mundo a identificar os feromônios sexuais e outros semioquímicos de pulgões, mosquitos e borrachudos.

O X Simpósio de Controle Biológico - X SICONBIOL foi promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Embrapa, e pela Sociedade Entomológica do Brasil, no período de 30 de junho a 04 de julho, em Brasília, DF, com o objetivo de apresentar e discutir as inovações científicas e tecnológicas na área de controle biológico de pragas de interesse para as áreas de agropecuária e saúde pública.

Hoje pela manhã, Pickett visitou a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e à tarde, se reuniu com os representantes da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa, Bonifácio Magalhães e José da Silva Madeira, para discutir a elaboração do projeto de cooperação técnica entre Brasil e Reino Unido na área agrícola.

by Fernanda Diniz

More news from the University of Rothamsted

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved