News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Metodologia analisa risco ambiental em plantas modificadas

.

Brazil
July 13, 2007

Os participantes do Workshop “Metodologias para avaliação de riscos de plantas geneticamente modificadas, incluindo as perspectivas social, ética e econômica”, realizado esta semana na sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em Brasília, discutiram a metodologia denominada Formulação de Problemas e Avaliação de Opções, cuja sigla é PFOA derivada do nome original em inglês (“Problem Formulation and Options Assessment”).

O objetivo foi estudar as possibilidades de sua utilização na situação brasileira, em que diversos organismos geneticamente modificados já foram liberados comercialmente, outros estão em análise para liberação e muitos encontram-se em desenvolvimento. Foi decidido que será realizado um projeto piloto para aplicar a metodologia em, pelo menos, duas situações reais para produtos em fase inicial de desenvolvimento e em fase intermediária ou de pré-lançamento comercial. Esta metodologia visa preencher uma lacuna na análise que deve ser efetuada no processo de avaliação de risco ambiental das plantas geneticamente modificadas.

O projeto piloto será elaborado no 2º semestre de 2007 e deverá ser realizado ao longo de 2008. Para a elaboração do projeto, foi constituído um grupo de trabalho composto por pesquisadores da Embrapa, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina - Epagri e da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse grupo contará com o apoio da Professora Kristin Nelson, da Universidade de Minnesota (USA), uma das pesquisadoras que desenvolveu a metodologia PFOA.

A PFOA foi desenvolvida ao longo de vários anos de execução de um projeto internacional de Avaliação de Riscos Ambientais de Plantas Geneticamente Modificadas (GMO-ERA) que, no Brasil, vem sendo coordenado pelas pesquisadoras Deise Capalbo (Embrapa Meio Ambiente) e Eliana Fontes (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia). O projeto conta com a participação de pesquisadores e professores da Embrapa, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal de santa Catarina. Várias informações sobre o projeto GMO-ERA podem ser obtidas em www.gmo-guidelines.info

A nova metodologia e suas vantagens para o Brasil - A metodologia de Formulação do Problema e Avaliação de Opções é uma ferramenta que visa sistematizar informações e realizar, de forma ordenada, a análise dos diversos aspectos relacionados ao risco e à segurança ambiental das plantas geneticamente modificadas. Entre outros objetivos, a PFOA procura contribuir com métodos para a avaliação e definição das melhores estratégias para a gestão das controvérsias em torno das plantas geneticamente modificadas, auxiliar na discussão e elaboração de políticas públicas relacionadas à tecnologia de OGM’s e discutir alternativas para reduzir os riscos e aumentar os benefícios apresentados pelas diversas opções técnicas que devem ser analisadas.

A metodologia PFOA compõe-se de nove etapas de levantamento de informações, discussão e decisão, divididas em quatro fases: formulação do problema; decisão inicial considerando a legislação nacional; avaliação das opções disponíveis para resolução do problema; recomendações técnicas a ser encaminhadas aos órgãos decisórios. Nas diversas fases de aplicação da metodologia, diversos grupos sociais devem participar das discussões e conclusões, incluindo pesquisadores, produtores rurais, industriais, funcionários das agências reguladoras, consumidores, jornalistas, etc.

Source: EMBRAPA

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved