News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Melhora qualidade do trigo brasileiro

.

Brazil
July 26, 2007

A pesquisa agrícola “merecia uma medalha” por sua enorme contribuição para a melhoria da qualidade do trigo no Brasil. A afirmação foi do consultor Reino Rae, representante da JMacedo, empresa de processamento de trigo no Brasil, durante o VII Seminário Técnico de Técnico, que termina amanhã, dia 26, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, da Sociedade Rural do Paraná, em Londrina (PR).

Segundo levantamento apresentado por Rae, nos últimos 7 anos, o teor de W das cultivares brasileiras, ou seja, a força de glúten que sustenta o crescimento das farinhas subiu 46 pontos. “Isto é muito representativo”, afirmou Rae. “O trigo cultivado no Paraná, por exemplo, é trigo melhorador, tão bom quanto o trigo argentino”, elogia.

O palestrante aproveitou para criticar a forma de distribuição dos lucros dentro da cadeia produtiva do trigo no Brasil. “É tudo muito desigual, tanto que a agricultura – que tem muitos riscos - fica com apenas 6% e os moinhos – que fazem grandes investimentos – ficam com 4% dos lucros, enquanto que os outros 90% ficam com outros segmentos da cadeia produtiva”, disse.

Para ele, o consumo de trigo per capita no Brasil – 54kg/ano – ainda é muito baixo se comparado com o da União Européia, EUA e outros países. Na Argélia, maior consumidor de trigo per capita, os números são na faixa de 232kg/ano. “Diante disso, vejo que é possível aumentar o consumo de trigo no Brasil”, reconhece.
O presidente da Cooperativa Agrícola de Rolândia (Corol), Eliseu de Paula, que apresentou palestra sobre a visão do setor produtivo anunciou a construção de um moinho no norte do Paraná. A Cooperativa congrega 7690 produtores no Paraná. “A Corol não quer só produzir grãos, mas agregar valor à produção de trigo”, afirmou.

Uma das estratégias da Cooperativa é a construção de um moinho com capacidade de moagem de 400 toneladas/dia. O moinho que começa a ser construído ainda este ano deve ficar pronto em 2009. A Cooperativa irá fazer contrato com os produtores cooperados por 10 anos. “Vamos garantir o preço mínimo, mas, quando possível, poderemos complementar o preço, fazendo voltar os lucros para os produtores”, explica.
O VII Seminário Técnico de Trigo e a I Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale são uma promoção da Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária, organizados pela Embrapa Soja e Instituto Agronômico do Paraná com o apoio da Sociedade Rural do Paraná.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved