News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Diagnóstico molecular de doenças confere agilidade e precisão à pesquisa da soja

.

Brazil
June 12, 2007

Há dois anos, pesquisadores da Embrapa Soja (Londrina-PR), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão utilizando técnicas de metodologia molecular (uso do DNA) para gerar um Estudo sobre a Diversidade Genética de Patógenos causadores de doenças da soja, com enfoque em fungos e vírus. O estudo, que fica pronto até o final deste ano, será ferramenta importante para agilizar o desenvolvimento de cultivares de soja resistentes a doenças.

“A partir deste estudo, poderemos informar com bastante precisão à equipe de melhoramento genético que variantes do fungo devem fazer parte dos testes para seleção de novas variedades em cada região do País”, explica o pesquisador da Embrapa Soja Álvaro Almeida.

Segundo ele, as variedades resistentes a determinado fungo são continuamente desafiadas por variantes do mesmo fungo e com diferente constituição genética. “O fungo sofre mutação e cria essas novas variantes para sobreviver”, diz o pesquisador.

O Estudo sobre Diversidade Genética de Patógenos pretende conferir mais precisão e agilidade na identificação dessas novas espécies. “O próximo passo é adquirir um equipamento que vai ampliar o grau de segurança na caracterização da diversidade genética do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática da soja, já que temos amostras do fungo de diferentes regiões do Brasil”, conta Almeida.

A informação detalhada sobre microorganismos causadores de doenças tem suporte numa das mais completas coleções de fungos e vírus, armazenadas ao longo dos últimos 10 anos. A Embrapa Soja mantém uma micoteca com cerca de 800 dos principais fungos causadores de doenças da soja.

Em uma câmara fria, com temperatura variando entre 9 e 12 graus, ficam armazenadas os fungos do complexo Phomopsis/Diaporthe (causador da seca da haste e da vagem e cancro), de Colletotrichum truncatum (causador da antracnose), Corynespora cassiicola (causador da mancha alvo), Myrothecium roridum (causador mancha foliar de mirotério), Fusarium solani (causador da podridão vermelha da raiz) e Macrophomina phaseolina (causador da podridão de carvão).

Além da micoteca, a Embrapa Soja reúne uma coleção com as principais espécies de vírus causadores de doenças da soja. São elas: queima do broto, mosaico comum, necrose da haste, mosaico rugoso do feijão e mosaico da alfafa.

Metodologia molecular - Métodos de biologia molecular e celular utilizados nos laboratórios da Embrapa Soja já estão permitindo a detecção de doenças em plantas de soja e também facilitando a sua diagnose e o entendimento dos mecanismos de infecção e resistência. “Isso melhora a decisão por medidas terapêuticas”, afirma Almeida.

Na última safra de soja, a identificação de uma nova variante do fungo causador do cancro da haste só foi possível com a utilização de métodos moleculares como o de seqüenciamento de DNA, por exemplo. “Apenas avaliações morfológicas dificilmente teriam conseguido identificar a ocorrência da espécie Diaporthe phaseolorum var. caulivora, que é diferente da espécie de cancro identificada no Brasil, em 1989”, define Almeida.

Segundo o pesquisador, é comum durante a safra de soja que os agricultores levem amostras de plantas doentes à Embrapa Soja. O diagnóstico é feito pela análise do tipo da lesão ou dos sintomas apresentados pela planta (murcha, raízes escurecidas, haste necrosada, entre outras). “Mas muitas vezes, o diagnóstico é impossível de ser feito, sem que se recorra a uma análise detalhada do microrganismo envolvido”.

Para isso são feitas análises microscópicas e outras análises que envolvem o uso de anti-soros – no caso de vírus. “Além disso, isolamos o microrganismo causador do problema e repetimos o sintoma em plantas sadias, comprovando que aquele organismo isolado é realmente o causador do problema”, detalha.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved