News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa lança livro sobre Recursos Genéticos Vegetais

.

Brasília, Brasil
June 22, 2007

Publicação reúne 56 cientistas e congrega informações resultantes de mais de 30 anos de pesquisas desenvolvidas no Brasil

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Informação Tecnológica, duas das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, estão lançando o livro “Recursos Genéticos Vegetais”, que tem como editor técnico o pesquisador Luciano Lourenço Nass. O livro reúne artigos de 56 pesquisadores de várias instituições brasileiras, incluindo outras unidades da Embrapa, universidades, institutos de pesquisa, fundações e empresas públicas e privadas sobre assuntos relacionados à importância da conservação e uso dos recursos genéticos vegetais para os programas de melhoramento genético e desenvolvimento de variedades mais produtivas para a agricultura e alimentação.

Recursos genéticos podem ser entendidos como “materiais genéticos que contêm elementos funcionais de hereditariedade, de valor real ou potencial para a humanidade”. O domínio e a preservação desses recursos são fundamentais para o desenvolvimento de variedades vegetais com características adequadas aos diferentes mercados, além de serem elementos importantes para a soberania e segurança alimentar das nações. A sua importância no cenário internacional levou ao estabelecimento de vários tratados, como: a Convenção da Diversidade Biológica, em 1992, e o Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos, em 2001, dos quais o Brasil é signatário.

A Embrapa investe na conservação de recursos genéticos vegetais desde a sua criação na década de 70. O conhecimento desses recursos é fundamental para os programas de melhoramento genético, pois neles se encontra a base genética para o desenvolvimento de variedades mais produtivas e adaptadas às condições brasileiras, seja por melhoramento genético clássico, a partir de cruzamentos, ou de técnicas de engenharia genética. Por isso, são de grande valor para a pesquisa agropecuária e o agronegócio brasileiro.

Ao longo de mais de 30 anos de pesquisas desenvolvidas nessa área, muita informação foi adquirida nas instituições de pesquisa e universidades públicas e privadas no Brasil e, por isso, o maior objetivo do livro, como explica o editor técnico Luciano Nass: “foi reunir esses dados e disponibilizá-los aos cientistas, professores e estudantes, especialmente porque essa é uma área extremamente carente de informações em nosso país”.

Segundo o Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, “a obra sintetiza grande parte da experiência acumulada ao longo de mais de 30 anos de trabalhos com recursos genéticos vegetais”. Em seus 25 capítulos, apresenta informações sobre: a história dos recursos genéticos vegetais; os esforços realizados para o enriquecimento das coleções de germoplasma; além de técnicas de coleta, caracterização e conservação in situ (no local de origem das espécies vegetais) e ex situ (fora de seu habitat, em bancos de germoplasma, por exemplo).

O livro traz ainda dados sobre o modelo de gestão da informação dos bancos genéticos; acesso a recursos genéticos e outros relacionados à proteção da propriedade intelectual sobre a pesquisa, o desenvolvimento e a utilização desses materiais para o agronegócio brasileiro. Por isso, de acordo com Cabral será “uma obra referencial para estudantes, professores, pesquisadores e para o público em geral que, a partir de agora, poderão aprofundar os estudos e melhorar a compreensão acerca dos recursos genéticos vegetais”.

Para Ernesto Paterniani, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), o livro “Recursos Genéticos Vegetais” atende ao anseio de pesquisadores de plantas em geral que agora podem contar com textos de fácil compreensão contendo referências técnico-científicas aplicáveis aos recursos genéticos. “A obra vai suprir a carência de publicações sobre esse tema no Brasil”, completa.

O livro “Recursos Genéticos Vegetais” pode ser adquirido na Livraria Virtual da Embrapa, pelo endereço: http://www.sct.embrapa.br/liv/maislancamento.asp.

Fernanda Diniz, Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved