News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
As mudanças climáticas e seus efeitos no controle biológico de pragas será tema de palestra em Brasília -
Palestra será um dos destaques do X Simpósio de Controle Biológico - Siconbiol

.

Brasília, Brazil
June 29, 2007

O impacto das mudanças climáticas globais nas pragas e no controle biológico será o tema da palestra a ser apresentada pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Jaguariúna, SP), Raquel Ghini, no próximo domingo, dia 1º de julho, durante o primeiro dia do X Simpósio de Controle Biológico - Siconbiol, que se estende até o dia 04 de julho, no Centro de Convenções Brasil XXI da Rede de Hotéis Meliá, em Brasília, DF. O evento é uma promoção da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, outra unidade da Embrapa, localizada em Brasília, DF, em parceria com a Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), e vai reunir cerca de 800 pessoas, entre cientistas, professores, representantes de instituições de pesquisa, empresários e estudantes do Brasil e de outros países, com o objetivo de discutir as inovações científicas e tecnológicas na área de controle biológico de pragas nocivas para a agropecuária e saúde pública.

A palestra da pesquisadora Raquel Ghini será centrada no impacto que as mudanças no clima do planeta têm sobre a ocorrência de pragas e doenças de plantas. Segundo ela, as mudanças climáticas podem alterar a composição e a dinâmica dos microrganismos do ambiente aéreo e do solo de modo a alterar a saúde dos órgãos das plantas. “Para se obter sucesso com o controle biológico, haverá maior necessidade de selecionar organismos devidamente adaptados para cada região”, afirma.

Ghini acredita que, de modo geral, as mudanças climáticas serão benéficas para o controle biológico, tanto natural quanto introduzido, pois as atenções da sociedade para os problemas ambientais exigirão medidas que minimizem o lançamento de poluentes. Com isso, o equilíbrio biológico dos sistemas agrícolas será beneficiado, levando a um aumento da complexidade do sistema e, consequentemente, ao controle biológico. “Para tanto, especialistas das diferentes áreas relacionadas com agricultura precisam ir além de suas disciplinas e posicionar os impactos das mudanças climáticas em um contexto mais amplo, que envolve todo o agroecossistema”, enfatiza a pesquisadora.

O X Siconbiol será, sem dúvida, um espaço ideal para o debate desse e de outros temas, já que vai reunir especialistas de vários países, como: Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, Argentina, Colômbia e México, entre outros, que vão apresentar e discutir trabalhos técnico-científicos relevantes para o controle biológico, principalmente daqueles relacionados à gestão ambiental e sustentabilidade dos processos produtivos.

O Simpósio acontece a cada dois anos desde 1998 e tem sido o fórum nacional mais importante para a discussão dos avanços científicos e tecnológicos no manejo de pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças. Este ano, tem como tema: “Inovar para preservar a vida”.

Solenidade de abertura vai contar com palestra de Roberto Rodrigues

A conferência de abertura do X Siconbiol, no dia 30 de junho às 19h00, será apresentada pelo Coordenador do Centro de Agronegócio da Escola de Economia de São Paulo (Fundação Getúlio Vargas), Roberto Rodrigues, sobre o tema: “A agricultura do futuro e oportunidades para o controle biológico”. O ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai enfatizar a importância do controle biológico para o cenário da agropecuária atual e futuro que, cada vez mais, tem que se adequar a uma proposta de sustentabilidade, integrando produção e qualidade de vida.

O X Simpósio de Controle Biológico - X Siconbiol acontece de 30 de junho a 04 de julho, no Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília, DF, das 08h30 às 18h00, menos no sábado, quando a abertura será às 19h00.

Fernanda Diniz, Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved