News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Dia de campo mostra 12 cultivares de feijão

.

Brazil
March 5, 2007

A Embrapa Arroz e Feijão, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresentará 12 opções de variedades de feijão para os agricultores da região Meio-Oeste de Santa Catarina, nos dias 07 e 08 de março, durante o “Dia de Campo Copercampos”, a se realizar na área experimental da cooperativa regional de produtores rurais do município de Campos Novos (SC), localizada na BR-282, km 347.

De acordo com o agrônomo da Embrapa Arroz e Feijão José Luiz Cabrera, serão mostradas parcelas plantadas com as cultivares BRS Pontal, BRS Requinte, BRS Cometa, BRSMG Pioneiro e BRS Horizonte (grupo carioca); BRS Campeiro, BRS Valente e BRS Supremo (grupo preto); BRS Radiante (grupo rajado); BRS Pitanga (grupo roxinho); BRS Vereda (grupo rosinha); e Jalo Precoce (grupo jalo). As informações sobre as características agronômicas, nutricionais, culinárias e de qualidade de grãos de cada uma dessas variedades serão disponibilizadas às pessoas que comparecerem ao evento.

Em uma prévia resumida, Cabrera adianta o que o agricultor irá encontrar no campo. “A BRS Pontal, BRSMG Pioneiro, BRS Valente, BRS Pitanga e BRS Vereda se destacam pela resistência às principais doenças que atacam a cultura; já a BRS Cometa, BRS Horizonte e BRS Supremo possuem tipo ereto de planta e resistência ao acamamento, facilitando a colheita mecanizada”.

Cabrera diz ainda que BRS Campeiro e Jalo Precoce são boas em produtividade; e que BRS Radiante e BRS Requinte têm grãos de alta qualidade comercial. Conforme o agrônomo, a primeira chama a atenção pela uniformidade de coloração e de tamanho dos grãos, enquanto que o ponto forte da segunda é a manutenção da coloração clara do grão por um período de tempo maior que o de outras cultivares. Esse atributo valoriza o produto, pois o grão carioca escurecido – mesmo que recém-colhido - tem seu valor depreciado pelo mercado.

No “Dia de Campo Copercampos”, os produtores rurais poderão ver ainda parcelas cultivadas com variedades de soja e com híbridos de milho, sorgo e girassol. A parceria com fabricantes de máquinas e insumos agropecuários agrega também ao evento empresas que demonstram seus produtos e serviços nas áreas de agricultura, suinocultura, avicultura e bovinocultura. Mais informações: (49) 3551-0040.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved