News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Roraima apresenta tecnologia para aumentar produção de feijão caupi

.

Brazil
March 8, 2007

A Embrapa Roraima, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, realizará uma apresentação técnica na sexta-feira, 9 de março, às 8h30, no auditório da empresa (Rodovia BR-174, KM 8, bairro Distrito Industrial) em Boa Vista (RR), sobre os resultados obtidos com o uso da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) na cultura do feijão-caupi, uma tecnologia de baixo custo que, se adotada pelos agricultores locais, poderá contribuir para aumentar a produtividade de feijão caupi no Estado.

A tecnologia da FBN consiste em aproveitar um processo que é natural entre bactérias do grupo rizóbio encontradas no solo e as raízes de plantas leguminosas, como o feijão caupi. Essas bactérias são benéficas para as leguminosas pois têm a capacidade de fixar o nitrogênio da atmosfera e fornecê-lo às plantas. Os estudos da Embrapa vem selecionando as bactérias mais eficientes nesse processo para a formulação de inoculantes para sementes que possam aumentar a produtividade. Nos últimos dois anos, a Embrapa vem testando inoculantes para as condições de Roraima.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Roraima, Jerri Zilli, responsável pelo projeto de avaliação dos inoculantes para FBN, as vantagens com a adoção da tecnologia são a redução do custo de produção e o aumento da produtividade.

Nos experimentos da Embrapa Roraima, com o uso da FBN e de adubação básica, as produtividades de feijão caupi variaram de 1.400 quilos por hectare até 1.787 quilos por hectare utilizando o inoculante BR 3267, produto identificado no mercado como Semia 6462.

A média de produtividade obtida pelos produtores de Roraima é em torno de 600 quilos por hectare (IBGE/2005) em condições de agricultura familiar, praticamente sem uso de insumos. Para estes agricultores familiares que pouco utilizam adubos estima-se um potencial aumento de produtividade que pode chegar a 30%.

O pesquisador explica que existem produtores em Roraima mais tecnificados que utilizam uréia como fonte de nitrogênio. “Esses produtores poderão substituir a adubação nitrogenada pelos inoculantes mantendo o mesmo nível de produtividade com um menor custo”, informa. O custo da inoculação no feijão-caupi, em torno de 5 a 8 reais por hectare, é bem inferior aos custos da adubação nitrogenada que pode chegar a 250 reais por hectare.

O feijão-caupi também conhecido como feijão verde ou feijão regional, apesar de ser considerado uma cultura de subsistência, assume importância sócio-econômica no cenário da agricultura roraimense, por ser importante fonte de proteína de baixo custo para a alimentação humana. O pesquisador destaca que se a tecnologia da inoculação de sementes for colocada em prática pelos agricultores familiares, poderá ter um impacto social significativo, pois representa aumento na produção com economia no investimento em adubos nitrogenados, garantindo mais alimento e renda para o produtor.

“A Embrapa faz a pesquisa, verifica que tem bons resultados, agora é necessário unir esforços para fazer essa tecnologia chegar ao agricultor”, afirma o supervisor da Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Roraima, Ramayana Braga.

A apresentação técnica acontecerá no auditório da empresa e, em seguida, na casa de vegetação onde se encontram alguns experimentos de avaliação da FBN na cultura do feijão-caupi.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved