News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Encontro discute o futuro das pesquisas com recursos genéticos no Brasil

.

Brazil
March 22, 2007

Começou no dia 20 e vai até o dia 22, a Reunião de Articulação Técnica sobre a Plataforma Nacional de Recursos Genéticos. O encontro acontece na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


O evento reúne cerca de 50 especialistas em recursos genéticos de todo o Brasil, lotados nas Unidades da Embrapa que trabalham com produtos específicos (soja, arroz, feijão, etc.) e com o desenvolvimento de pesquisas nos diversos ecossistemas brasileiros, bem como pesquisadores de universidades e outros institutos de pesquisa

Na abertura do encontro, o diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, enfatizou a importância dos recursos genéticos, ressaltando que o tema é absolutamente prioritário para a Embrapa e para o país. “Faz-se necessária uma política de governo para tratar desses recursos estratégico para a Nação”, enfatizou Geraldo Eugênio, que disse esperar a redefinição e avanços nos mecanismos de gestão.

Conservação de sementes

O chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, informou que a Rede Nacional de Recursos Genéticos, Renargen, permitiu comemorar o depósito da centésima – milésima amostra nas câmaras frias de conservação de sementes, no final do ano passado, tornando o banco genético da Embrapa o sétimo maior do mundo. Segundo Cabral, esforços devem ser envidados no sentido de melhor organizar os Bancos Ativos de Germoplasma nas Unidades e de agregar mais instituições, ressaltando que os recursos genéticos ganharam importância fundamental em mais duas frentes: a produção de bioenergia e as mudanças climáticas.

Os recursos genéticos representam a variabilidade de espécies de plantas, animais e microrganismos integrantes da biodiversidade. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem como missão, dentre outras, a coleta, a caracterização e a conservação dos recursos genéticos, além de coordenar toda a rede no Brasil. A utilização de recursos genéticos permite o desenvolvimento de cultivares vegetais, raças de animais a estirpes de microrganismos, constituindo-se num insumo primordial para a pesquisa agropecuária brasileira.

Esse patrimônio de valor incalculável é mantido em câmaras frias (cerca de 100.000 acessos de 400 espécies vegetais) e em 166 Bancos Ativos de Germoplasma com acessos de 152 gêneros e 221 espécies de vegetais, animais e microrganismos.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved