News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Agricultura familiar tem curso sobre produção de sementes de feijão

.

Brazil
March 27, 2007

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ministrará um curso sobre tecnologias de produção de sementes de feijão para a agricultura familiar dia 29 de março, em Nossa Senhora da Glória (SE). A iniciativa se destina ao treinamento de profissionais da assistência técnica rural, a fim de formar multiplicadores que possam difundir os conhecimentos junto aos pequenos agricultores locais.

De acordo com o pesquisador Adriano Stephan Nascente, responsável pela apresentação do tema, o curso é importante, pois busca minimizar um problema crucial: o plantio de sementes de feijão de baixa qualidade. Geralmente, ao utilizar grãos remanescentes da safra do ano anterior como semente, o pequeno agricultor compromete sua lavoura ou limita a obtenção de melhores colheitas. Isso porque os grãos contém misturas de variedades, têm baixo vigor germinativo ou apresentam contaminação por doenças.

Segundo Adriano Nascente, para o bom estabelecimento das lavouras e o alcance de produtividades mais altas pela agricultura familiar, é necessário o plantio de sementes de qualidade. E esta qualidade se consiste na pureza genética, integridade física, capacidade fisiológica e condição sanitária da semente, sem a qual todo o trabalho do agricultor pode ser perdido.

Além do feijão, a capacitação em Nossa Senhora da Glória envolverá ainda tecnologias de produção de sementes de milho, mamona e amendoim. Estas duas últimas são alternativas de cultivo para a região, enquanto que as duas primeiras estão entre as principais lavouras de relevância econômica.

O treinamento faz parte do projeto para produção de sementes para agricultores familiares, coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, Programa Fome Zero, e em parceria com Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro). Mais informações: (79) 3234-2632/ 2619.


Curso Sobre Produção de Sementes no Âmbito da Agricultura Familiar

Programação

28/03

9h – Abertura, apresentação dos participantes (Sr. Alberto Santana/Embrapa)

10h às 11h45 – Produção de sementes: legislação e modelo para agricultura familiar (Sr. Alberto Santana/Embrapa e Sr. Lázaro Paiva/Deagro)

12h às 14h – Almoço

14h15 às 15h45 – Tecnologias de produção de sementes de milho, 1ª Parte (Sr. Luiz Antônio Laudares/Embrapa)

15h45 às 16h – Intervalo

16h15 às 17h45 - Tecnologias de produção de sementes de milho, 2ª Parte (Sr. Luiz Antônio Laudares/Embrapa)

29/03

8h30 às 10h - Tecnologias de produção de sementes de feijão, 1ª Parte (Sr. Adriano Stephan Nascente/Embrapa)

10h às 10h15 – Intervalo

10h15 às 11h45 - Tecnologias de produção de sementes de feijão, 2ª Parte (Sr. Adriano Stephan Nascente/Embrapa)

12h às 14h – Intervalo

14h15 às 15h45 - Tecnologias de produção de sementes de mamona e amendoim, 1ª Parte (Sr. Daniel da Silva Ferreira/Embrapa)

15h45 às 16h – Intervalo

16h às 17h30 - Tecnologias de produção de sementes de mamona e amendoim, 2ª Parte (Sr. Daniel da Silva Ferreira/Embrapa)

30/03

Manhã – Visitas a comunidades potencialmente produtoras de sementes e mudas, avaliação e encerramento

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved