News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa promove curso de tetrazólio e patologia de sementes em Londrina, PR

.

Brazil
March 28, 2007

O uso de dessecantes na pré-colheita em campo de produção de sementes de soja e sua influência negativa na qualidade da semente é um dos assuntos que serão debatidos durante o 43º Curso de Tetrazólio e Patologia de Sementes, que está sendo promovido em Londrina, PR, de 26 a 30 de março, pela Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A prática de aplicar dessecantes alguns dias antes da colheita vem crescendo entre produtores, mas não é recomendada pela pesquisa. “É uma prática que tem um custo elevado para o produtor de grãos e que, no caso do produtor de semente, pode comprometer a qualidade da semente, principalmente, quando ocorre chuva entre a aplicação e a colheita, o que aumenta a incidência de fungos de final de ciclo, como o Phomopsis sp. e Fusarium spp.”, explica o pesquisador José de Barros França Neto, da Embrapa Soja.

Esses fungos comprometem a germinação e o vigor das sementes. Outro aspecto que tem preocupado os pesquisadores da Área de Sementes da Embrapa Soja é o uso de glifosato como dessecante em pré-colheita em campos de sementes. Essa prática resulta em séria redução do vigor das sementes, o que pode ocasionar problemas de germinação e de emergência das plântulas a campo, além de ter o potencial de produtividade reduzido, quando a semente passa por um estresse hídrico após a semeadura.

O curso promovido pela Embrapa Soja aborda, entre outros testes, aqueles que permitem identificar o tipo e o nível de dano e classificar os lotes com um rigoroso controle de qualidade fisiológica e sanitária da semente. “É um curso de capacitação e atualização para técnicos de laboratório, onde procuramos extrapolar as questões operacionais dos testes, construindo uma visão estratégica da cadeia produtiva em que esses profissionais atuam”, explica Francisco Krzyzanowski, também da Embrapa Soja.

O curso é hoje referência nacional na área de controle de qualidade de sementes e treina, a cada turma, uma média de 24 alunos. A próxima turma será de 25 a 29 de junho de 2007 e as inscrições já estão abertas. “Os participantes recebem treinamento em uma das principais tecnologias geradas pela Embrapa Soja para a produção de sementes de soja de alta qualidade”, afirma Ademir Henning, fitopatologista da Embrapa Soja. Dentre as tecnologias, destaca-se o DIACOM - Diagnóstico Completo da Semente, que envolve os testes de tetrazólio (aplicado para conhecer a viabilidade, o vigor e os fatores que podem afetar a qualidade fisiológica da semente, como os danos por percevejos, mecânicos e por umidade) e o teste de patologia de sementes, realizado para identificar os principais fungos que interferem na qualidade da semente.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved