News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa lança nova cultivar de soja para consumo humano

.

Brazil
May 2, 2007

Para oferecer mais uma opção de grão para a indústria de alimentos à base de soja, a Embrapa Soja (Londrina-PR), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa de Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou, durante a solenidade do 34º Aniversário da Embrapa, a cultivar de soja BRS 267.

A nova variedade apresenta sementes grandes, sabor suave, sendo ideal para produção de queijo de soja (tofu), farinhas e extrato de soja (leite). “Além disso, essa cultivar pode ser consumida como soja verde ou hortaliça. Como hortaliça, a soja é vendida com as vagens presas nos galhos, com as vagens soltas ou com os grãos debulhados”, diz a pesquisadora Mercedes Panizzi, da Embrapa Soja.

“A BRS 267 é mais doce que as outras variedades porque conseguimos cruzar várias plantas com características desejáveis como maior teor de sacarose e de ácido glutamínico, que melhoram o sabor da soja. Mesmo com a presença da lipoxigenase – enzima que confere gosto de feijão cru à soja - a nova cultivar tem o sabor bastante agradável, conforme verificamos em testes sensoriais em nossa cozinha experimental”, explica a pesquisadora. A cultivar está sendo recomendada para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul e deve estar disponível para os produtores já a partir da safra 2007/08.

A Embrapa Soja, por meio do melhoramento genético tradicional, já lançou cinco cultivares específicas para a alimentação humana, que podem ser produzidas em sistemas orgânico ou convencional. “A unidade tem procurado estimular diferentes linhas de pesquisa que atendam aos nichos de mercado demandados pela sociedade. Por isso, o desenvolvimento de cultivares para alimentação, adequadas para serem produzidas em sistema convencional e orgânico, tem sido uma de nossas prioridades”, diz a chefe geral da Embrapa Soja, Vania Castiglioni.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved