News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa apresenta opções tecnológicas para novos investidores na Agrotins 2007

.

Brasília, Brazil
May 7, 2007

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai participar da Feira de Tecnologia Agropecuária do Estado do Tocantins - Agrotins 2007 – no período de 09 a 13 de maio de 2007 apresentando, no estande institucional da Embrapa, tecnologias desenvolvidas pela Empresa, dentre elas, algumas disponíveis para empreendedores.

O consultor do PROETA - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária, Felix Andrade da Silva vai ministrar palestra sobre o programa e indicar as formas de acesso às tecnologias no dia 12 de maio, às 9 horas, dentro da programação oficial do evento.

As ações do PROETA tem por objetivo estimular o processo de incubação de empresas de base tecnológica, incrementando os índices sócio-econômicos de emprego, renda, produção, dentre outros, além de disseminar a cultura empreendedora, a partir da valorização de pessoas que se aventuram e criam com sucesso um novo negócio.

O Programa tem como fonte de recursos um convênio assinado entre a Embrapa e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), administrador do Fundo Multilateral de Investimento-FUMIN, e se destina a estimular a utilização de tecnologias da Embrapa por meio da incubação de empresas, via convênio entre a Empresa e incubadoras já existentes.

Veja as tecnologias que estarão disponíveis no estande da Embrapa:

  • Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais
    A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia adaptou para o Brasil uma tecnologia chinesa capaz de baratear o cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais, utilizando gramíneas no seu substrato, ao invés de toras de madeiras e serragem, como nos meios de cultivo tradicionais. Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura. Além disso, possuem propriedades medicinais e podem ser importantes aliados no tratamento complementar de muitas doenças que afligem a humanidade, atuando como estimulantes do sistema imunológico. 
  • Bioinseticidas para controle biológico de mosquitos transmissores de doenças e pragas agrícolas
    A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveu, em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia, do Distrito Federal, dois bioinseticidas para controlar mosquitos transmissores de doenças. Os produtos, que já estão sendo fabricados em escala comercial, são: Sphaerus SC – Tem ação comprovada no controle das larvas do mosquito urbano, também conhecido como pernilongo, e do mosquito transmissor da malária.Foi desenvolvido à base de uma bactéria que ocorre naturalmente no meio ambiente, denominada Bacillus sphaericus, recomendada pela Organização Mundial de Saúde para campanhas de combate a mosquitos transmissores de doenças. BT-horus SC - Atua no controle do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), da febre amarela e de borrachudos. Foi desenvolvido a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacilus thuringiensis), amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo.
  • Utilização de feromônios para controle biológico do percevejo da soja
    A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveu pesquisas com semioquímicos (feromônios) para controle e monitoramento de percevejos que atuam como pragas na cultura da soja no Brasil. Os feromônios são substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie de insetos, que atuam como meios de comunicação. Na natureza, os feromônios são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução. As pesquisas resultaram no desenvolvimento do primeiro produto biológico à base de semioquímicos para controle do percevejo marrom da soja no Brasil. O produto estará disponível na próxima safra, como prevê o pesquisador Miguel Borges, responsável pelas pesquisas. 
  • Plantas do Futuro
    O Brasil abriga cerca de 20% da biodiversidade mundial, incluindo plantas, animais e microrganismos. Nesse patrimônio natural estão guardadas inúmeras espécies com potencial para aplicações em diversas áreas, como: alimentação, medicamentos e a indústria da biotecnologia, dentre outras. Mas, o conhecimento sobre essa riqueza genética ainda é pouco significativo, já que menos de 1% das espécies nativas foram pesquisadas geneticamente. Essa é a possível causa para que apenas duas espécies brasileiras – mandioca e amendoim – façam parte da lista das 15 plantas consideradas mais importantes para a alimentação da humanidade. Preocupado com essa situação, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, deu início em 2004, ao projeto “Plantas do Futuro”, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as plantas nativas do Brasil, de forma a beneficiar os pequenos produtores e o setor empresarial. O projeto tem abrangência nacional e compreende ações em todas as regiões brasileiras. Na região Centro-Oeste, é coordenado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com outras unidades da Empresa e instituições brasileiras.
 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved