News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Prejuízo com ferrugem da soja se mantém estável nesta safra

.

Brazil
May 16, 2007

As perdas em grãos provocadas pela ferrugem asiática da soja somaram aproximadamente 4,5% da safra brasileira de soja em 2006/07, o que equivale a 2,67 milhões de toneladas de grãos ou U$ 615,7 milhões, considerando o preço médio de U$ 230,6 a tonelada de soja. Somando-se o custo da operação de controle, cuja média nacional ficou em 2,3 aplicações por hectare, o que representa US$1,58 bilhão, o custo total da ferrugem asiática na safra 2006/07 é de U$ 2,19 bilhões.

Os números finais dos prejuízos provocados pela ferrugem na safra 2006/07 estão sendo divulgados nesta segunda-feira, 14 de maio, em artigo elaborado por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo Cláudia Godoy, fitopatologista da Embrapa Soja, existe uma tendência de estabilização dos prejuízos provocados pela ferrugem, que na safra passada foi estimado em U$2,12 bilhões. “Apesar de a safra brasileira ter sido maior este ano, técnicos de diferentes regiões ainda relatam perdas causadas pela ferrugem. Ao longo dos anos, temos percebido que essas perdas estão ocorrendo em menor escala e de forma localizada, refletindo problemas na tecnologia de aplicação dos fungicidas, atraso nas aplicações devido às condições climáticas desfavoráveis e ao uso de doses de fungicida abaixo das recomendadas”, avalia a pesquisadora.

Segundo Godoy, por mais eficientes que sejam os produtos usados no controle das doenças da soja, ainda existem alguns pontos críticos, como o momento ideal para início da aplicação, o que pode comprometer os resultados. “Além disso, muitas vezes o agricultor está preparado para combater a doença, mas as condições climáticas não permitem que se faça a aplicação”.

Os cálculos elaborados pela Embrapa foram baseados em um levantamento realizado junto às cooperativas, universidades, fundações de pesquisa, órgãos de assistência técnica e extensão rural de diferentes estados produtores e nos dados apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Número de Focos - Este ano, as entidades que integram o Consórcio Antiferrugem registraram a ocorrência de 2980 focos de ferrugem em todo o território brasileiro. Na safra 2005/06, foram 1359 registros. “Esse aumento se deve à maior eficiência da rede de laboratórios na alimentação das informações”, explica a pesquisadora Claudine Santos Seixas, da Embrapa Soja. Este ano, a Bahia foi o estado campeão no registro das ocorrências, com 846 focos, seguido de Mato Grosso do Sul (666), Paraná (662) e Rio Grande do Sul (425).

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved