News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Metodologia adequada pode evitar descarte desnecessário de semente de soja

.

Brazil
November 19, 2007

A falta de chuvas e as baixas umidades relativas do ar que predominaram no inverno e na primavera alteraram a qualidade e a germinação de muitas sementes de soja, o que exige o descarte de lotes inteiros. O pesquisador José de Barros França Neto, da Embrapa Soja, diz que, em muitos relatos, as sementes estão apresentando conteúdo de água inferior a 9%, quando o ideal é acima de 12%. “Isto resulta em baixa porcentagem de germinação em testes de laboratório. Além disso, existem relatos de altos índices de plântulas (plantas recém-germinadas) anormais, o que provoca a rejeição de lotes inteiros para comercialização”, explica.

O problema é sério, mas está sendo agravado pela utilização de metodologia inadequada para avaliar o grau de dano à germinação, o que pode provocar o descare de lotes sem necessidade. O alerta é da equipe de sementes da Embrapa Soja (Londrina-PR), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo os pesquisadores, nos testes tradicionais de avaliação da qualidade, “a semente passa por embebição rápida, e devido ao baixo grau de umidade da semente, na safra atual, e à sua alta avidez por água, pode ocorrer um desvio no resultado”, explica.

Por isso, os pesquisadores da Embrapa recomendam que lotes com elevado índice de plântulas anormais e baixa germinação, em laboratório, sejam analisados por uma metodologia alternativa para avaliar o potencial real de germinação de sementes. Essa metodologia está embasada em trabalhos de pesquisa realizados pela Equipe de Sementes da Embrapa Soja e encontra-se publicada na publicação “Tecnologia de Produção de Soja”.

Mais informações no Sistema de Alerta da Embrapa www.cnpso.embrapa.br/alerta.
 

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved