News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Tecnologia de ponta para controle biológico de percevejos da soja mais próxima da população

.

Brasília, Brazil
November 23, 2007

Técnica da Embrapa disponível para incubação de empresas no Distrito Federal será mostrada em evento em Brasília neste final de semana.

Quem comparecer vai ganhar também sementes de árvores ornamentais.

Cláudio Bezerra

Além de causar danos ao cultivo da soja, os percevejos têm migrado também para a cultura do algodão, danificando as maçãs do algodoeiro e reduzindo a produção.

Uma tecnologia inovadora que se baseia no estudo da comunicação entre os insetos para promover o monitoramento e controle biológico de percevejos que atuam como pragas na cultura da soja no Brasil já está à disposição dos empreendedores do Distrito Federal. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, e se baseia no uso de feromônios, substâncias químicas de cheiro peculiar, que atuam como meios de comunicação entre os insetos. Essa tecnologia será mostrada pela Empresa durante a 88ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília,nos dias 24 e 25 de novembro.

Na natureza, os feromônios são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.

Segundo o pesquisador Miguel Borges, coordenador das pesquisas com semioquímicos na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, no momento os estudos estão mais direcionados para o percevejo marrom da soja (Euchistus heros), mas o objetivo é estendê-los para todo o complexo de percevejos-praga da soja, que inclui também: o percevejo verde (Nezara viridula), ou maria fedida, como é popularmente conhecido, e o percevejo pequeno (Piezodorus guildinii), além das espécies Thyanta perditor, Acrosternum impicticorne, Acrosternum ubicum e Dichelops melacanthus, ou barriga verde. Esses insetos estão entre as piores pragas dessa cultura no Brasil hoje, por se alimentarem diretamente nos grãos, causando sérios prejuízos no rendimento e na qualidade das sementes.

Incubação de empresas: ciência, sociedade e mercado unidos em um objetivo comum

A tecnologia de controle biológico de pragas a partir da utilização de feromônios faz parte do Programa de Incubação de Empresas da Embrapa. O objetivo desse Programa é disponibilizar tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária para empresas de base tecnológica que queiram se instalar em incubadoras parceiras do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária (PROETA). Esse programa é parcialmente financiado pelo Banco interamericano de Desenvolvimento (BID) e destina-se a estimular a utilização de tecnologias da Embrapa, por meio da incubação de empresas em incubadoras já existentes.

O Programa de Incubação de Empresas da Embrapa é voltado a empreendedores com potencial para absorver conhecimento científico ou tecnológico e que queiram desenvolver empresas inovadoras ligadas às cadeias produtivas do agronegócio. O programa está sendo desenvolvido em cinco unidades da Empresa: Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP), Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza (CE) e no Distrito Federal, onde atuam em conjunto a Embrapa Recursos Genéticos e biotecnologia, a Embrapa Cerrados e a Embrapa Hortaliças.

Segundo o Chefe Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, coordenador da Unidade Piloto do Distrito Federal, o objetivo é diversificar cada vez mais as tecnologias disponíveis e ampliar as parcerias no Brasil. “Considerando que existem, no Brasil, cerca de 300 incubadoras de empresas e que o modelo de incubação da Embrapa será utilizado, em um futuro próximo, por outras unidades de pesquisa da Empresa, é provável que esse modelo seja muito eficiente para expandir significativamente a utilização das tecnologias da Embrapa por empresas de base tecnológica”, ressalta Cabral.

Distribuição de sementes de árvores ornamentais
Quem visitar o estande da Embrapa na Feira Botânica do CasaPark vai ganhar sementes de duas espécies de árvores ornamentais: “pau-de-formiga” e “olho de cabra”.

O “pau-de-formiga”, também conhecido popularmente como “pau-de-novato” ou “formigueiro” é uma árvore ornamental com vasto florescimento e, por isso, amplamente uitlizada em projetos de paisagismo. Pelo rápido crescimento que apresenta, é útil para plantio em áreas degradadas.

O “olho-de-cabra” proporciona ótima sombra e é também bastante ornamental, podendo ser usada na arborização de ruas e avenidas. Também é usada em programas de reflorestamento.

A 88ª Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece no dia 24 de novembro (sábado), das 10 às 22h, e no dia 25 (domingo), das 12 às 20h.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved