News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprova parceria entre Basf e Embrapa

.

Brasilia, Brasil
October 1, 2007

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou por unanimidade o Contrato de Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento de Tecnologia entre a Embrapa e a multinacional BASF S.A., em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (FAPEAGRO). A decisão foi divulgada no dia 19 de setembro e publicada no Diário Oficial da União do dia 21.

O acordo de cooperação prevê o desenvolvimento e comercialização de variedades de soja geneticamente modificadas tolerantes a herbicidas da classe das imidazolinonas, o que vai oferecer aos produtores uma alternativa no combate às plantas invasoras da cultura. A BASF é responsável pelo fornecimento do gene ahas, que confere a característica de resistência ao herbicida, enquanto que os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF) conduziram todo o processo de introdução do gene para obtenção da planta conhecida como “Evento Elite”. Com a aprovação do CADE, tem seqüência agora o trabalho de desenvolvimento de novas variedades comerciais, pela Embrapa Soja (Londrina – PR).

Essa fase do projeto contará com um aporte de recursos da ordem de R$ 3,5 milhões, entre 2007 e 2011, além de recursos adicionais de R$ 10 milhões, destinados a estudos científicos visando o processo de desregulamentação por parte da BASF. As novas variedades de soja estarão disponíveis para os produtores de sementes até 2011 e para os agricultores a partir de 2012. Esse será o primeiro produto geneticamente modificado a entrar no mercado brasileiro por intermédio do pacote tecnológico da Embrapa e da BASF.

De acordo com o chefe da Assessoria Jurídica da Embrapa (AJU), Antonio Nilson Rocha, a grande novidade dessa parceria é que as duas empresas serão co-detentoras da tecnologia denominada “Evento Elite”. “Sem dúvida, esse é um grande diferencial em comparação a experiências anteriores da Embrapa no mesmo sentido”, destaca Nilson.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved