News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Folhas do girassol podem ser usadas na inibição do crescimento de plantas daninhas

.

Brazil
October, 2007

Durante o metabolismo, as plantas produzem e liberam substâncias secundárias (os aleloquímicos), que podem interferir no crescimento e no desenvolvimento de outras plantas que se encontram próximas. Esse fenômeno é chamado de alelopatia, e pode ser benéfico para agricultura quando interfere negativamente no estabelecimento e no crescimento de plantas daninhas, mas, por outro lado, pode causar problemas quando afeta culturas comerciais.

O pesquisador Pedro Luís Alves, da Universidade Estadual Paulista, é um dos estudiosos do tema e vem avaliando, nos últimos anos, o efeito inibitório do girassol no crescimento de plantas daninhas. Ele apresentou os resultados de suas pesquisas durante o 5º Encontro de Ecologia Química, evento que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está promovendo em Londrina, Paraná, e termina nesta quinta-feira (4/10).

"Normalmente, as plantas sob estresse biótico, como a competição, por exemplo, produzem os aleloquímicos para se defender. Contudo, há a hipótese de que mesmo antes de sentir o efeito do estresse, as plantas já se preparam para se defender." explica. As plantas apresentam fitocromos, que são sensores de luz capazes de influenciar no metabolismo. É como se a planta fosse "avisada" fisicamente que algo diferente está acontecendo no ambiente, a partir do espectro luminoso (tipo de luz) a que ela está sendo exposta. Isso desencadeia reações diferentes no seu organismo", complementa.

No girassol, por exemplo, há estudos que indicam que quando há predomínio de luz amarela a planta sofre uma mudança na composição do aleloquímicos, tornando-a mais agressiva. De forma semelhante, quando exposta a alterações na relação vermelho/vermelho distante do espectro luminoso, a planta reage acelerando o metabolismo de forma a se resguardar para uma eventual competição com outra planta. Com essas informações em mãos, o pesquisador avaliou 42 cultivares de girassol e descobriu que uma planta normal apresenta um potencial de 40% de inibição do crescimento de outras plantas e que, submetidas à exposição à luz amarela ou diminuindo a relação vermelho/vermelho distante, essa inibição aumenta para 50% a 70%.

As substâncias inibidoras de crescimento são produzidas nas folhas e abrem a possibilidade de um melhor aproveitamento da planta de girassol. "Além das sementes, as folhas também podem ser aproveitadas comercialmente. É um comportamento diferenciado que pode dar origem a herbicidas naturais, a novas fórmulas sintéticas, além de subsidiar as pesquisas com melhoramento genético da cultura".
 

Natural herbicide
from sunflower leaves

During metabolism, plants produce and liberate by-products that could be phytotoxic, and can prevent the growth of other plants close to them. Known as allelopathy, this chemical process is used by certain species to minimize competition for resources like nutrients and water with nearby plants. Researchers from the Sao Paulo State University are taking advantage of this phenomenon to produce natural herbicides.
Led by Peter Luis Alves, the researchers demonstrated the inhibitory effect of sunflower in the growth of harmful weeds. The group found out that light signals the production of the phytotoxic molecules. In sunflower, exposure to yellow light causes significant increase in the production of the secondary metabolites, mostly phenolic compounds. Scientists are now exploiting the possibility of extracting natural herbicides from sunflower leaves. If the compounds responsible for allelopathy will be identified, synthetic compounds may also be produced for large-scale preparations.

Source: CropBiotech Update

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved