News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa move ações judiciais contra pirataria de sementes

.

Brazil
October 15, 2007

No momento em que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento comemora os dez anos de criação da Lei de Proteção de Cultivares (LPC) com a outorga, em setembro, do milésimo certificado a uma cultivar de soja da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa move ações contra produtores que beneficiam e comercializam ilegalmente variedades da Empresa.

Resgatar os valores devidos à Empresa não é o único objetivo da iniciativa. De acordo com o gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, além de requerer direitos adquiridos sobre a propriedade das cultivares, a iniciativa visa ajudar a coibir a ação ilegal de modo a assegurar a manutenção dos avanços conquistados a partir da Lei nº 9.456/97.

Destaque

Peres avalia que o melhoramento genético para o desenvolvimento de cultivares adaptadas às condições brasileiras realizado por instituições de ciência e tecnologia em todo o Brasil, entre as quais a Embrapa, foi fator preponderante para consolidar o País como um dos mais importantes produtores mundiais de alimentos e fibras.

“A utilização de sementes produzidas e comercializadas de forma ilegal, pode colocar em risco os diversos programas de melhoramento genético em curso no País, com repercussão negativa em toda a cadeia da produção agrícola nacional”, diz o gerente. Para ele, o agravamento da situação pode gerar ainda impactos indesejáveis na segurança alimentar e interferir na independência científica e tecnológica do país.

Incremento

Dez anos após a instituição da LPC, a Embrapa já detém um catálogo com 278 cultivares protegidas, sendo 233 protegidas em seu nome exclusivo e outras 45 em parceria com outras instituições do setor público. “A partir da lei houve crescimento do número de cultivares adaptadas às condições de solo e clima brasileiros e aceleração no processo de transferência da tecnologia aos agricultores”, aponta o gerente-geral a partir de levantamento feito pela Unidade Descentralizada.

Em abril último, como forma de colaborar com a sustentabilidade das pesquisas de melhoramento genético vegetal no Brasil, a Embrapa editou a publicação /Incentivo ao Uso de Semente de Qualidade/. Numa linguagem simples, a publicação está sendo levada a agricultores, produtores, armazenadores e comerciantes de sementes para esclarecer sobre as vantagens da opção pela semente legal.

“A semente é o insumo mais nobre da agricultura, um verdadeiro /chip/ através do qual a transferência da tecnologia é viabilizada. É a qualidade da semente que tem determinado e vai continuar determinando o sucesso do agricultor e da agricultura brasileira”, finaliza Peres.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved