News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Soja inaugura sede própria de campo experimental no Maranhão

.

Brazil
October 30, 2007

Criado há 21 anos, o Setor de Campo Experimental da Embrapa Soja, no município de Balsas, no Maranhão, ganha sede própria. A solenidade de inauguração será realizada, no dia 30 de outubro, às 10h, na Rua da Cohab, 813, com a presença da chefe geral da Embrapa Soja, Vania Castiglioni e de autoridades do Maranhão.
“A obra foi concebida sob a ótica do desenvolvimento regional, com o intuito de atender as demandas locais”, destacou a chefe geral da Embrapa Soja, Vania Castiglioni. “Atualmente, pesquisadores de algumas unidades da Embrapa executam projetos de pesquisa com arroz, milho, feijão, algodão e integração lavoura-pecuária. A região tem vocação para agricultura diversificada e outras inovações tecnológicas”, avalia.

A primeira etapa da obra, a ser inaugurada, conta com 525m2, abrigando bloco de pesquisadores, setor administrativo, casa de vegetação e laboratório de manejo de solos com galpão de apoio. O terreno foi doado pelo governo do Maranhão e os recursos para construção foram provenientes da Embrapa e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), totalizando R$ 658 mil.

Para a segunda etapa da obra do Campo Experimental está prevista a construção de aproximadamente 300 m2, destinados a laboratório de fitopatologia, área de apoio ao melhoramento genético, lavanderia com copa e guarita. “O projeto foi planejado prevendo futuras ampliações, em função da necessidade e da disponibilidade de recursos”, explica Vania.

HISTÓRIA - Para o pesquisador Milton Kaster, que era chefe de pesquisa na época de criação do Campo Experimental (20 de maio de 1986), o trabalho que se vê hoje em Balsas corresponde a todas as expectativas que foram geradas no princípio do projeto. "O fato de todo o trabalho realizado lá ter se expandido para outros estados como o Pará, Piauí, Roraima, Tocantins e Bahia mostra que foram desenvolvidas cultivares de soja produtivas e outras tecnologias que viabilizaram seu cultivo".

Hoje, além de atender a cultura de soja, o Campo Experimental de Balsas atua também na promoção do desenvolvimento regional com sustentabilidade. De acordo com Vania, a construção da nova sede vai permitir ampliar a atuação do campo experimental, em parceria com outras Unidades, entre elas, a Embrapa Meio Norte, a Embrapa Milho e Sorgo, a Embrapa Cerrados, a Embrapa Algodão Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Amazônia Oriental, com ganhos significativos para o estado e a região.

No caso da soja, atualmente são desenvolvidos projetos de melhoramento genético (desenvolvimento de cultivares adaptadas à região), fitopatologia (Manejo Integrado de Doenças) e fertilidade do solo (adubação e manejo de solo). Segundo o gerente do Campo Experimental Dirceu Klepker, no caso da soja, o carro-chefe é o desenvolvimento de cultivares adaptadas ao Maranhão, Pará, Piauí, Roraima, Tocantins e Bahia. “A maior contribuição do CE Balsas foi viabilizar a produção de soja nesta região, pois não havia cultivares específicas para a região", diz o pesquisador. O desenvolvimento das cultivares da Embrapa na região conta com a parceria da Fapcen (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte - Irineu Alcides Bays). Só para se ter uma idéia, segundo dados da Conab, o Maranhão, o Piauí e o Tocantins cultivaram, na última safra, 1 milhão de hectares de soja, produzindo 2,4 milhões de toneladas do grão.

SEDE EM LONDRINA - A Embrapa Soja está instalada numa área de 350 hectares, em Londrina, no Paraná. A Unidade de pesquisa desenvolve tecnologias para a soja e o girassol no Brasil e o trigo no Paraná. A Embrapa Soja conta com 296 empregados, dos quais 11 estão em Balsas.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved