News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Uma Novaera para o feijão-caupi no Brasil

.

Brazil
September 19, 2007

by Vladimir Bonfim

Com o lançamento da cultivar BRS Novaera (foto) nesta quinta-feira (20), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  disponibiliza uma tecnologia agrícola com diferencial marcante para o cultivo do feijão-caupi no Brasil. O porte semi-ereto da planta permite a colheita totalmente mecanizada dos grãos em cinco estados do Norte, dois do Nordeste e um do Centro-Oeste.

Feijão-caupi é aquele típico do prato baião-de-dois e algumas saladas, rico em proteínas, fibras e energia. O potencial para ampla aceitação comercial da BRS Novaera vem dos grãos bem-formados, no padrão de preferência de uma grande faixa de consumidores no mercado nacional e até internacional, pois os estados do Pará e Mato Grosso já exportam feijão-caupi para países africanos e asiáticos.

A colheita mecânica direta é adequada a agricultores empresariais. Uma outra característica, porém, torna a nova cultivar recomendada também para agricultores familiares. As vagens da leguminosa maturam na mesma época, permitindo colheita de uma só vez por meio do arranquio manual ou do corte das plantas.

A BRS Novaera é recomendada para cultivo nas regiões Norte (Pará, Roraima, Amapá, Rondônia e Amazonas), Nordeste (Maranhão e Rio Grande do Norte) e Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul). Todos os cruzamentos que deram origem à BRS Novaera foram realizados na Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI), coordenados pelo pesquisador Francisco Rodrigues Freire Filho, especialista em melhoramento genético.

A BRS Novaera é fruto de pesquisas desenvolvidas em conjunto pela Embrapa Meio-Norte, Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) – nesta sob responsabilidade do pesquisador Manoel da Silva Cravo, especialista em fertilidade do solo -  e  Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF), em parceria com Agropecuária Milênio (Tracuateua/PA) e Agropecuária Brasil (Augusto Corrêa/PA), estas últimas de produtores-parceiros dos experimentos científicos.

Sementes

O lançamento da BRS Novaera, com demonstração de colheita mecanizada, acontece nesta quinta-feira (20) pela manhã, em Tracuateua, município líder na produção de feijão-caupi no Pará, cerca de 200 quilômetros distante de Belém. Tracuateua localiza-se no nordeste paraense, onde a cultura e o agronegócio do feijão-caupi estão em expansão, especialmente na região Bragantina, a qual concentra o pólo produtivo do grão no Pará.

O Pará, por sua vez, é o maior produtor de feijão-caupi da região Norte. Paradoxalmente, a imensa maioria (cerca de 90%) do feijão-caupi plantado no Pará é consumida fora do Estado, especialmente no Nordeste brasileiro.

As sementes da nova cultivar vão estar disponíveis aos produtores de sementes a partir de janeiro de 2008, por intermédio da Embrapa Transferência de Tecnologia / Escritório de Negócios de Petrolina (PE). Para se obter de 200 a 250 mil plantas por hectare, são necessários de 40 a 50 quilos de sementes por hectare. No caso do plantio direto (técnica sem arar ou gradear) é aconselhável acrescentar mais 20% de sementes.

Para terem acesso aos estoques de sementes básicas, os produtores de sementes precisam ser registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e cadastrados como produtores-parceiros junto à Embrapa Transferência de Tecnologia.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved