News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Dia de campo destaca cultura da soja

.

Brasil
April 16, 2008

O bom momento vivido pela soja no Rio Grande do Sul é um dos atrativos para o Dia de Campo que acontece nesta sexta-feira, dia 18, no município de Segredo, no Vale do Rio Pardo. O evento promovido pela Emater/RS, Embrapa Trigo e Embrapa Transferência de Tecnologia vai apresentar cultivares, manejo de pragas e doenças, além da soja na alimentação humana.

De acordo com o técnico Paulo Ernani Ferreira, durante o dia de campo o produtor poderá avaliar o desempenho das cultivares desenvolvidas pela Embrapa, trocando informações sobre época de plantio mais indicada para a região, espaçamento e nível tecnológico para cada cultivar. “O desenvolvimento da soja é influenciado por vários fatores que vão desde clima até o investimento na lavoura. É o chamado nível tecnológico, que traduz em rendimento ações como uso de semente certificada, tratamentos fitossanitários adequados, adubação e outros”, explica Ferreira. Em campo, foram semeadas seis cultivares transgênicas (BRS 243 RR, BRS 246 RR, BRS 247 RR, BRS 255 RR, BRS Charrua RR e BRS Pampa RR) e duas convencionais (BRS Macota e BRS Cambona).

O controle de pragas com inimigos naturais é outro assunto do evento. A correta identificação de insetos como o percevejo barriga verde e a lagarta elasmo, que vêm aumentando consideravelmente as populações nas últimas safras, pode orientar quanto a melhor forma de controle. A Emater/RS apresenta, ainda, o controle das principais doenças da soja que aparecem na região, além das diversas maneiras para aproveitar os benefícios da soja na alimentação humana.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved