News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Milho e Sorgo mostra, em seminário, pesquisas que podem ser aplicadas na África

.

Brasil
July 28, 2008

Tecnologias e resultados de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) com potencial para serem transferidos para o continente africano foram apresentados por pesquisadores e analistas da Unidade ao diretor do Programa de Agricultura Tropical da Universidade de Columbia em Nova Iorque, Pedro Sanchez, durante o seminário "Acréscimo Mundial de Alimentos e Revolução Verde na África", realizado na última sexta-feira, 25.

Sanchez, que recebeu em 2002 o The World Food Prize, o Prêmio Mundial da Alimentação, é também diretor da força-tarefa contra a fome do Projeto do Milênio, órgão consultivo das Nações Unidas, que trabalha diretamente com países em desenvolvimento com o objetivo de reverter o quadro de pobreza, fome e doenças nestes países. "Pretendemos, com o uso de sementes geneticamente melhoradas, e com tecnologias para a correção da fertilidade do solo, oferecer condições de melhoria de qualidade de vida a estas populações", disse.

Para ele, uma das soluções é o investimento em pesquisa agrícola para provocar mudanças conjunturais nas comunidades de atuação. "O uso de fertilizantes e sementes melhoradas já provocaram impactos positivos em diversos países da África que sediam ações do Projeto do Milênio. Nossa filosofia de atuação tem fundamento no provérbio de ensinar um homem a pescar e com isso alimentá-lo durante toda a vida, ao invés de apenas oferecer ajuda humanitária", defende.

Neste contexto, pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Milho e Sorgo com o objetivo de superar uma das principais limitações impostas à atividade agrícola na África - os solos ácidos - com altas concentrações de alumínio tóxico e baixa disponibilidade de fósforo, nutriente essencial ao desenvolvimento das plantas, e técnicas para a captação das águas das chuvas despertaram interesse. "A Embrapa possui materiais genéticos adaptados a estas condições que já são compartilhados com diversos países", antecipou o pesquisador Sidney Netto Parentoni. "Trabalhos de clonagem do gene que confere tolerância ao sorgo à presença do alumínio em concentrações tóxicas no solo também poderão beneficiar milhares de agricultores na África", completou Robert Eugene Schaffert.

Em relação às tecnologias para captação da água das chuvas, o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros apresentou o processo de construção das barraginhas, o lago de múltiplo uso e técnicas simples para coleta da água que escorre de estruturas feitas de plástico e bambu. O sistema integração lavoura-pecuária também foi apresentado por pesquisadores e pelo ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que também recebeu em 2006 o World Food Prize.

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3027-1223 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved