News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Simpósio vai reunir 500 cientistas em Brasília para discutir conservação e uso de recursos genéticos

.

Brasília, Brasil
August 11, 2008

Evento vai discutir ações conjuntas de instituições de pesquisa brasileira para enfrentar os desafios alimentares e climáticos atuais e futuros.


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promoverá no período de 25 a 28 de novembro, no Hotel Nacional, em Brasília, o II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos. O evento reunirá cerca de 500 profissionais das áreas de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos com o objetivo de discutir a situação atual, os avanços e as perspectivas na conservação e uso de recursos genéticos no país.

Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.

Essa megabiodiversidade aliada à grande área agricultável que possui faz com que o Brasil tenha um papel fundamental na produção de alimentos, fibras e biocombustíveis. Para cumprir esse papel de maneira adequada, o Brasil vem investindo ao longo dos anos em pesquisas e ações de conservação e uso dos recursos genéticos nativos e exóticos, de forma a garantir a segurança alimentar da nação.

Essas atividades são realizadas por um conjunto de profissionais das mais diversas formações, uma vez que o tema recursos genéticos é bastante abrangente pela sua complexidade e multidisciplinaridade. Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcos Gimenes, que também é um dos organizadores do Simpósio, esses profissionais se encontram dispersos em diferentes instituições e sociedades científicas, o que dificulta a interação entre eles. “Por isso, idealizamos e estamos organizando o evento, como uma forma de reunir as experiências desses profissionais e promover a formação de parcerias”, explica Gimenes.

“As modificações no cenário agrícola mundial, decorrentes das alterações climáticas, aliadas ao aumento da demanda por alimentos e à necessidade de substituição de combustíveis fósseis por outros de fontes renováveis tornam a discussão sobre recursos genéticos ainda mais premente”, complementa o pesquisador.

Para isso, o Simpósio, estruturado em workshops, mesas-redondas, e 10 mini-cursos, vai contar com mais de 100 palestrantes que irão abordar temas como recursos genéticos de importância para a agroenergia e para enfrentar as mudanças climáticas. “Pretendemos agregar as experiências regionais dos profissionais que atuam nessa área, trocar experiências e, muito provavelmente, consolidar novas parcerias”, finaliza o pesquisador.
A Embrapa e a conservação de recursos genéticos
A Embrapa desenvolve ações de conservação e uso de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos desde a década de 70 e hoje possui o maior banco genético vegetal do Brasil, com mais de 100 mil amostras de aproximadamente 400 espécies de importância sócio-econômica conservadas a 20ºC abaixo de zero.

A Unidade também gerencia um sistema nacional de curadoria de recursos genéticos, o qual está ligado com mais de 235 bancos de germoplasma, onde mais de 250.000 amostras de plantas, animais e microorganismos são conservadas.

A importância desses bancos ultrapassou fronteiras e levou à assinatura de um acordo de cooperação, em julho deste ano, entre a Embrapa e o Real Ministério de Agricultura e Alimentação da Noruega que garante o depósito de sementes da Empresa no Banco Global de Sementes de Svalbard, situado na cidade de Longyearbyen.

O envio de amostras para Svalbard é mais uma garantia de segurança, já que o banco nórdico é o mais seguro do mundo em termos físicos e ambientais. Além de estar situado dentro de uma montanha na cidade de Longyearbyen foi construído com total segurança para resistir a catástrofes climáticas (enchentes terremotos, aquecimento gradual, etc.) e até mesmo a uma explosão nuclear.

A Embrapa investe também na preservação de raças de animais domésticos em risco de extinção, cujas características de rusticidade e adaptabilidade podem ser úteis para programas de melhoramento genético e na formação de um banco de microrganismos relevantes para a pesquisa agropecuária.

O II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos acontece no período de 25 a 28 de novembro, em Brasília.
Inscrições podem ser feitas pelos sites: http://www.cenargen.embrapa.br/sbrg ou http://www.sbrg.com.br.

Informações pelo e-mail: sbrg@cenargen.embrapa.br ou ainda pelo telefone: (61)3448-4656.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved