News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa apresenta tecnologias de controle biológico de pragas da agricultura em evento em Brasília

.

Brasilia, Brasil
August 27, 2008

A natureza é o principal laboratório para os cientistas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia que trabalham com controle biológico de pragas da agricultura. Nos laboratórios dessa unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF, os pesquisadores reproduzem as relações dos insetos na natureza para desenvolver produtos biológicos capazes de controlar pragas agrícolas, livrando assim o meio ambiente do uso intensivo de defensivos químicos. Quem quiser conhecer parte dessas pesquisas, deve visitar a 105ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, que acontece no período de 29 a 31 de agosto, em Brasília.

Ao contemplar uma inocente joaninha, com seus cerca de 10 milímetros de comprimento, ninguém imagina que ela é uma voraz predadora de, pelo menos, três pragas agrícolas: pulgões, ácaros e cochonilas. O pulgão, por exemplo, é um inseto sugador capaz de se multiplicar rapidamente, causando sério prejuízos econômicos para várias culturas agrícolas, como algodão, entre outras. Das cerca de 4.000 espécies conhecidas, pelo menos 250 causam perdas agrícolas. Eles se alimentam da seiva das plantas, perfurando os vasos condutores.
Pois é. Mas os cientistas da Embrapa sabem e estudam a fundo o potencial da joaninha como predadora. E esse é apenas um exemplo, pois as pesquisas envolvem muitos outros insetos predadores, como: tesourinhas, besouros, vespas e formigas, entre muitos outros.

O que é controle biológico?

O controle biológico tem como objetivo controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais. É um método de controle racional e sadio, pois se baseia no estudo da relação entre os seres vivos no meio ambiente, que é reproduzida pelos cientistas em condições experimentais.
Esses inimigos naturais podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias, específicos para controlar os insetos-alvo.
O objetivo final das pesquisas é usá-los no desenvolvimento de produtos biológicos que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população.

A pesquisa na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades de pesquisa da Embrapa, desenvolve pesquisas de controle biológico de pragas desde a década de 80, com o objetivo de reduzir o uso de pesticidas químicos empregados no manejo integrado de pragas. Essas pesquisas podem contribuir para a melhoria da qualidade do produto agrícola, redução da poluição ambiental, preservação dos recursos naturais e, portanto, para a sustentabilidade dos ecossistemas.

Como é feita a pesquisa?

Para desenvolver as pesquisas, os cientistas reproduzem as relações que ocorrem entre os seres vivos na natureza em laboratório, da seguinte forma:

1. Levantamento e coleta de inimigos naturais (insetos e microrganismos benéficos) no ambiente;
2. Isolamento, identificação, caracterização e avaliação da sua eficiência como agentes de controle biológico.
3. Geração de produtos biológicos, na maioria das vezes em parceria com instituições públicas e privadas.

A 105ª Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece no dia 29 e 30 de agosto, das 10 às 22 horas e no dia 31, das 12 às 20 horas.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved