News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Manejo de Plantas Daninhas é tema de seminário

.

Brazil
August 28, 2008

O uso indiscriminado do glyphosate na produção da soja transgênica está resultando numa geração de plantas daninhas resistentes ao controle com herbicidas. O problema será o alvo das discussões no III Seminário Nacional de Atualização em Manejo de Plantas Daninhas em Soja Transgênica, que acontece no dia 16 de setembro, na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS). O evento acontece todos os anos, numa parceria da Embrapa, Fundacep e Universidade de Passo Fundo.

A tecnologia da soja transgênica, que permite o uso do glyphosate em pós-emergência da soja sem afetar a cultura, significou para os produtores a oportunidade de controlar as plantas daninhas de forma fácil, eficiente e com relativo baixo custo. O glyphosate é o principal herbicida utilizado na agricultura atualmente. O uso intensivo desse herbicida provocou a seleção de plantas daninhas resistentes e tolerantes ao produto. São relatadas como resistentes ao glyphosate no Brasil o azevém (Lolium multiflorum), a buva (Conyza canadensis e Conyza bonariensis), o leiteiro (Euphorbia heterophylla) e o capim amargoso (Digitaria insularis) e como tolerantes a corda-de-viola (Ipomoea sp.), o leiteiro (Euphorbia heterophylla), a poaia-branca (Richardia brasiliensis) e a trapoeraba (Commelina sp.).

“As perspectivas futuras, se o glyphosate continuar sendo usado dessa forma, são de que outras espécies daninhas venham a adquirir resistência e que as espécies tolerantes aumentem sua freqüência nas lavouras”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo, Leandro Vargas. Segundo ele, o Seminário vai permitir a troca de experiências, orientando ações e procedimentos que minimizem o problema da resistência. O programa conta com palestras sobre o momento indicado para o controle e depoimentos de produtores que estão enfrentando a resistência.

O público-alvo são professores, pesquisadores, engenheiros agrônomos e estudantes de pós-graduação. Informações e inscrições pelo fone 54-3316-5927, com a secretaria de Comunicação e Negócios da Embrapa Trigo.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved