News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Tecnologia da Embrapa no fomento ao trigo mineiro

.

Brazil
December 3, 2008

A área plantada com trigo em Minas Gerais praticamente dobrou de tamanho na última safra, chegando aos 20 mil hectares, mas ainda está distante da meta do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Trigo em Minas Gerais (Comtrigo), que pretende chegar a 200 mil hectares em 10 anos. Tecnologia para aumentar a produtividade e treinamento da assistência técnica são as ferramentas que a Embrapa Trigo vai disponibilizar como suporte à triticultura na região.

Minas Gerais apresenta uma série de vantagens no cultivo do trigo quando comparada à Região Sul, como estações de chuva e seca bem definidas, que possibilitam previsibilidade tanto de volume de produção, quanto de qualidade da safra; baixa umidade do ar durante o ciclo da cultura, diminuindo a incidência de pragas e doenças; alto potencial produtivo, com índices de 4 mil kg/ha em sequeiro e 7 mil kg/ha no sistema irrigado; excelente qualidade industrial, com trigo pão e melhorador; oportunidade de cultivo no vazio sanitário, como rotação de culturas; colheita na entressafra do Sul e Argentina, principais concorrentes no mercados brasileiros; posição geográfica favorável ao escoamento da safra; e capacidade da indústria moageira local.

Os principais entraves para a expansão da triticultura no estado foram discutidos no final de novembro, num encontro promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG (Seapa), que reuniu diversas entidades voltadas à cadeia produtiva do trigo. O objetivo da reunião, conforme o coordenador do Comtrigo, Lindomar Antonio Lopes, foi discutir um programa de pesquisa de trigo para o estado, que será executado por várias instituições.

Conforme o Chefe de Pesquisa da Embrapa Trigo, João Leonardo Pires, muitos dos fatores limitantes estão relacionados a ações de pesquisa e transferência de tecnologias: “baixa disponibilidade de sementes, número reduzido de cultivares adaptadas ao sistema de sequeiro, controle da doença brusone, avaliações sócio-econômicas da cultura, armazenamento e instabilidade no sistema sequeiro são alguns dos problemas em que a pesquisa deve agir”.

Ações continuadas

As cultivares atualmente usadas pelos agricultores em cultivo irrigado e parte das cultivares de sequeiro foram desenvolvidas pela Embrapa. A Embrapa Trigo dispõe de um pesquisador, Joaquim Sobrinho, estabelecido em Uberlândia, dedicado ao melhoramento genético de cultivares. A empresa conta ainda com o escritório de negócios tecnológicos do triangulo mineiro, a Embrapa Transferência de Tecnologia. “A principal contribuição da Embrapa Trigo será a continuidade do nosso programa de melhoramento, com ênfase para Minas Gerais. A idéia é fortalecer o trabalho com a empresa mineira de pesquisa, a Epamig, desenvolvendo uma rede experimental de avaliação de linhagens e cultivares de trigo que atendam as necessidades do produtor”, explica o pesquisador Márcio Só e Silva, coordenador do programa de trigo no Brasil Central.

A troca de informações com pesquisadores que acabam de ser contratados pela Epamig para trabalhar exclusivamente com trigo, também vai garantir ações integradas da pesquisa. Outro ponto de apoio da Embrapa, serão as ações de transferência de tecnologia, como cursos e treinamentos sobre a cultura para técnicos da Emater/MG e Cooperativas. A Fundação Triangulo participa do projeto como catalizadora no desenvolvimento e finalização das novas tecnologias geradas pela pesquisa, assim como outras entidades participantes do COMTRIGO, que trabalha na prospecção de demandas do setor para tornar a região mais competitiva.

Participam do programa representantes da Seapa, Epamig, Embrapa Trigo, Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Minas Gerais (Apsemg), Associação dos triticultores de Minas gerais (Atriemg), Sindicato do Trigo de Minas Gerais (Sinditrigo-MG), Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba (Coopadap), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fundação Triângulo, Emater/MG e produtores da região.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved