News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Nova cultivar de cevada irrigada

.

Brazil
December 23, 2008

Produtores de cevada de São Paulo contam com uma novidade da pesquisa para produzir com menor gasto de energia elétrica e menor uso de defensivos. A BRS Sampa, nova cultivar de cevada irrigada disponibilizada pelo programa de melhoramento liderado pelos pesquisadores Euclides Minella (Embrapa Trigo) e Renato Amabile (Embrapa Cerrados), foi avaliada nos municípios de Manduri, Paranapanema e Itaí (SP).

“É uma nova opção para os produtores irrigantes de São Paulo, uma vez que existia apenas uma cultivar da Embrapa, recomendada para São Paulo, a BRS 195”, comenta Amabile.

Os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa destacam que a cevada cervejeira possui diversas vantagens econômicas para o produtor. Para Amabile, a cultivar contribui com “economia de energia elétrica; menor custo de produção e maior produção de palhada que outras gramíneas inseridas no sistema”. O menor uso de defensivos e a eficiência no uso de água também garantem vantagem ambiental à cevada.

A BRS Sampa é uma cultivar de duas fileiras de grãos, com hábito vegetativo intermediário a semi-prostrado. O seu ciclo é considerado de precoce a médio. “Foi de 67 dias da emergência ao espigamento (50% das espigas com a primeira espigueta visível) em Manduri-SP”, enfatiza Amabile. A altura média da planta é de 77 cm.

A nova cultivar de cevada, registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no dia 20 de outubro, apresenta moderada resistência a mancha reticular e suscetibilidade a mancha marrom giberela e ao oídio. É indicada para regiões irrigadas situadas em altitudes superiores a 500 metros.

Os pesquisadores destacam que a BRS Sampa rendeu, em média nas áreas de pesquisa, 200 kg/ha de grãos, o que representa 5% a mais do que a BRS 195. “A BRS Sampa superou a BRS 195 também na classificação comercial com 9% a mais de grãos classe 1”, atesta Amabile. Nos testes de qualidade de malte, realizado pela Malteria do Vale, a BRS Sampa superou a BRS 195 nos principais parâmetros de qualidade avaliados, podendo ser assim classificada como cultivar cervejeira.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved