News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa lança cultivar de soja resistente a nematóide de galha

.

Brazil
February 1, 2008

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o Presidente da Embrapa, Silvio Crestana, lançam dia 31, às 11 horas, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR) a cultivar de soja BRS 282, que tem ciclo de maturação semiprecoce, alta capacidade produtiva e resistência ao cancro da haste e aos nematóides de galha, problema que afeta o rendimento da soja.

“Em testes da rede de experimentação da Embrapa e da Meridional, conduzidos por três anos em 45 pontos, a BRS 282 apresentou rendimento médio de 3.470 kg/ha, o que é 2% acima da média das cultivares com que foi comparada”, explica o pesquisador Antonio Eduardo Pípolo, da Embrapa Soja.

Segundo Ralf Udo Dengler, da Fundação Meridional, parceira da Embrapa no desenvolvimento da tecnologia, cerca de 30 mil sacas de 50Kg de sementes da nova cultivar estarão disponíveis, na safra 2008/2009, para os produtores de grãos do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul.

A BRS 282 tem ainda como é a resistência ao cancro da haste e aos nematóides de galha, das espécies M.incognita e M.javanica. O M.javanica tem ocorrência generalizada e o M.incognita predomina em áreas cultivadas anteriormente com café ou algodão.

Nas áreas onde ocorre o nematóide, surgem manchas em reboleiras, onde a soja fica pequena e amarelada, com sintoma de manchas foliares típicos de ataque dessa praga chamado de “folha carijó”. Os nematóides são pragas do solo de difícil erradicação e as medidas de controle mais eficientes são a rotação/sucessão de culturas ou a utilização de cultivares de soja resistentes. “Portanto, a BRS 282 é uma opção para manejar as áreas com nematóides - que são fatores limitantes - no sistema produtivo de São Paulo, norte e oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul”, explica Pípolo.

Outras características – Segundo ele, a cultivar também apresenta resistência às doenças: mancha olho-de-rã, pústula bacteriana e podridão parda da haste. A densidade de semeadura pode variar de 10 a 16 plantas por metro linear, de acordo com a época de semeadura, fertilidade do solo e altitude. Os teores de óleo e proteína estão em torno de 18,6% e 40,7% respectivamente.

A nova cultivar é derivada da Embrapa 48, cultivar que se mantém há 12 anos no mercado, quando o ciclo de vida de uma cultivar é de aproximadamente 8 anos. O grande diferencial da Embrapa 48 e de seus descendentes é a alta produtividade e a estabilidade de produção.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved